Como lidar com as emoções ao liderar?

Este POST um resumo da aula de Inteligência Emocional e Liderança chamada “Lidando com as emoções.”, disponível em vídeo aos alunos. Clique aqui para SABER MAIS.

Nossas emoções oscilam. Nossas emoções, assim como tudo no Universo, estão em movimento o tempo todo.

As polaridades das nossas emoções podem alternar-se (até instantaneamente em alguns casos), dependendo do que ocorrer:

  • Hoje estou feliz e amanhã posso estar triste.
  • A 10 minutos atrás havia certeza, mas agora existe a dúvida.
  • Eu estava muito corajoso e seguro, mas sem eu notar o medo e a insegurança tomaram conta de mim.

As emoções são fundamentais para nossa sobrevivência do seres humanos. Emoções também são mecanismos de defesa.

Elas são os reflexos de um “aparato tecnológico” que nos foi dado para encontrarmos o nosso propósito e mantermo-nos dentro de um caminho do que consideramos bom para nós, que nos dê segurança física, mental e espiritual.

Quando mal utilizado este “aparato”, colheremos coisas ruins na nossa vida ou deixamos de aproveitar toda potencialidade da nossa capacidade.

Entender as nossas emoções é fundamental para construirmos um estado de saúde e bem-estar nas nossas vidas e junto às pessoas que estão conosco, seja pessoal ou profissionalmente.

As emoções também são uma resposta rápida a estímulos do ambiente percebidos através dos nossos 5 sentidos. Um estímulo, seja na forma de um som, uma imagem, um cheiro, um toque ou o gosto de algo.

Como emoções são desencadeadas por estímulos (ou gatilhos), perceba em você mesmo quais as emoções que mais prevalecem no seu dia a dia e o que está por trás dos gatilhos da sua personalidade.

Reagir ou Responder

Quando você sentir uma determinada emoção (sejam elas boas ou ruins), você sempre terá duas escolhas: REAGIR ou RESPONDER. Dependendo da sua escolha, você poderá ou não poderá ter previsibilidade da reação (causa), gerada pela sua ação (efeito), ou seja, do que pode acontecer.

Tome como exemplo as crianças, quando bebês e em fase de desenvolvimento de uma consciência, elas apenas reagem instintivamente ao que acontece. Depois de um certo tempo, quando começam a acumular consciência baseada na experiência, passam a responder, tomando decisões sobre o que querem ou não querem.

Reagir:

  • Quando você reage, você age sem envolver controle pois faz um movimento instintivo, sem pensar, agindo da mesma forma que os animais fazem.
  • Você só perceberá a reação que gerou depois da ação.
  • Se alguém te xinga, você já reage com outro xingamento de imediato, sem pensar.

Responder:

  • Quando você responde, você está no controle pois utiliza sua razão. Pensa, ou seja, utiliza a faculdade mental dada aos seres humanos.
  • Existe previsibilidade da reação gerada pela sua ação.
  • Se alguém te xinga, você ouve, utiliza sua inteligência emocional mantendo o controle, pensa, imagina a melhor resposta e só então responde.

Reagindo você não tem controle, respondendo o controle está na sua mão.

Para conseguir fazer isso, é fundamental desenvolver a sua autoconsciência, um dos pilares da inteligência emocional. Através dela se conhecerá melhor e conseguirá gradualmente controlar melhor suas emoções.

Para se conhecer melhor, faça as 5 perguntas abaixo para si mesmo(a):

  • Em que momento comecei a sentir determinada emoção?
  • Em que situações certa emoção está presente?
  • Quais as sensações que tenho quando sinto ela?
  • Quais as atitudes que habitualmente adoto para lidar com esta emoção?
  • Existe algo a mais que posso fazer para melhorar a forma como lido com isso?

Empatia, confiança e humildade são fundamentais para que possamos compreender a nós mesmos e os outros de forma genuína. Dê uma atenção especial a elas.

EFT (Emotional Freedom Techniques)

Como ferramenta simples (mas poderosa), sugiro o EFT ou Técnica de Liberação Emocional, também conhecido como Tapping.

Trata-se de uma “acupuntura sem agulhas”, uma técnica que corrige desequilíbrios no sistema energético do corpo, através de leves estímulos nos meridianos (canais por onde passam a nossa energia) que contribuem para o nosso reequilíbrio emocional.

A EFT foi desenvolvida por Gary Craig adaptando a técnica TFT (Terapia do Campo do Pensamento), criada pelo Dr. Roger Callahan, em 1979. Ele percebeu e compreendeu que a causa das emoções negativas (os traumas), é uma interrupção do fluxo de energia do nosso corpo. Quando se faz a correção desses desequilíbrios, muitas vezes a cura ou melhoria acontece rapidamente. A partir disso, Craig criou uma sequência única que possibilita o tratamento da grande maioria das desordens emocionais e energéticas.

A EFT trabalha com a conexão mente-corpo através de uma sequência de batidas leves com a ponta dos dedos em certos pontos do nosso corpo.

10 Recomendações e reflexões que todo Líder precisa saber sobre este conteúdo:

  1. Liderar é saber lidar com as nossas próprias emoções e com a dos outros. Quando você compreende este conceito, percebe a importância de desenvolver a EMPATIA e a CONFIANÇA junto às pessoas da sua equipe.
  2. Seja humilde com seu time, SEMPRE.
  3. Seja coerente, ou seja, faça o seu discurso e a sua prática serem coincidentes.
  4. Ter uma personalidade agradável exprimindo emoções positivas é uma das grandes chaves da liderança:
    • Você obtém a confiança das pessoas através de emoções positivas;
    • Você constrói o engajamento do time através de emoções positivas;
    • Você desenvolve a motivação através de emoções positivas;
    • Você resolve conflitos através de emoções positivas;
    • Você lida melhor com os problemas quando tem emoções positivas;
    • Você constrói um bom ambiente de trabalho através de emoções positivas;
  5. Para situações ruins, SEMPRE pense e RESPONDA.
  6. Uma liderança NUNCA pode REAGIR profissionalmente, exceto em situações que coloquem em risco a saúde física ou emocional dos seus liderados. Nestes casos, proteja-os.
  7. Para situações boas e positivas, permita-se REAGIR e seja espontâneo. Se para tudo você tiver que pensar milimetricamente a resposta, vai se tornar um robô, e perderá o humano que existe dentro de você, ou seja, o princípio mais importante para uma liderança (ser humano).
  8. Como líderes, é crucial desenvolvermos a nossa inteligência emocional e a inteligência emocional das pessoas do nosso time.
  9. Segurança se ganha com o tempo, mantenha-se no caminho do aprimoramento e você irá conquistá-la.
  10. Acredite em você mesmo, seja positivo e tenha fé, isso transforma tudo ao seu redor.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Aula #A010


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