“Quando eu defino um objetivo, se ele não me anima e não me assusta ao mesmo tempo, eu sei que estou indo na direção errada.” (Bob Proctor)
Quando você está na Zona de Crescimento haverá um desconforto natural em um primeiro momento pois você precisa aprender a lidar e conviver com eventuais erros. Quando você compreende o erro como uma ferramenta de aprendizado, ganha um importante aliado para transformar-se na potência que você possui dentro de si.
Desafiar-se é ir além. É você compreender a potência que possui e canalizar seus esforços para chegar lá.
Conhecendo portanto a sua potência, “levante a barra” consigo mesmo. Levantar a barra significa o quanto você vai se colocar fora da sua Zona de Conforto.
Se você conhece o seu potencial e levanta sua barra de forma medíocre, ou seja, na média ou um pouco acima do que hoje você já faz, isso irá te desafiar muito pouco e você irá evoluir também muito pouco.
Saindo pouco da sua Zona de Conforto, seu resultado como dito anteriormente, será comum, na média, medíocre. Você será como todas as demais pessoas que fazem o mínimo necessário para se manter.
Quando você sobe a sua barra de forma alta, se colocando realmente fora da Zona de Conforto de forma absolutamente visível, isso irá desafiar você e você irá evoluir.
Além das Zonas de Conforto, Medo, Aprendizado e Crescimento, temos a Zona do Desafio.
Comparando a Zona do Desafio com a Zona de Crescimento, qual é a diferença? A Zona do Desafio vai UM POUCO além, ela explora a sua superação, ou seja, sua “capacidade de ir além” do que já seria o esperado na Zona de Crescimento.
Na Zona do Desafio você vai ter desconforto, adversidades e erros. Você terá um certo caos no início e isso irá exigir de você uma rápida adaptação, algo que com dedicação e esforço pode ser atingido.
Há um ditado que diz que “bons marinheiros não são feitos em mares calmos”. O caos e a “dor” são necessários para que possamos construir a melhor versão de nós mesmos.
Quando você se acostuma a lidar e a resolver dificuldades e problemas, você fica bom nisso e passa a se sentir mais seguro consigo mesmo.
Assim como os animais na natureza, quando desafiados e em ambiente hostil passamos a estar mais “antenados” em tudo ao nosso redor, onde dificilmente algo vai nos pegar de surpresa.
Se você realmente quer crescer e se transformar em uma referência no que faz, a sua transformação de ato (seu estado atual), para potência (a pessoa que você quer se tornar), passará por você estabelecer a sua Zona do Desafio. Nesse processo, emergerá de dentro de você as soluções que você nunca imaginou e a criatividade que estava adormecida quando você estava na sua Zona de Conforto.
Quanto maior o desafio, maior deverá ser a sua capacidade de adaptação e mais você crescerá.
A Zona do Desafio será o trampolim para você atingir a alta performance. Quanto mais você se desafiar, mais rápido atingirá esse estágio.
Ser uma pessoa ou profissional de alta performance significa: você ser eficiente no que você faz, para chegar onde deseja, de forma contínua e com aperfeiçoamento também contínuo.
A sua transformação e crescimento é um processo, não acontecerá da noite para o dia. Acelerar a velocidade de execução dessa proporção está diretamente relacionada a sua capacidade de desafiar-se a si próprio.
Revise suas metas pessoais e desafios ano após ano ou em períodos que você entender que façam sentido para você. Respeite o seu tempo, respeite seus limites e conduza esse processo de forma gradual.
9 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- Cometer erros é algo normal dentro de um processo de crescimento. Aprenda com eles e cuide para não repeti-los.
- O desconforto é necessário para que consigamos evoluir e crescer. Nada vai acontecer no conforto. Quanto mais você sai da Zona de Conforto, mais aprende até que volte a ter conforto novamente.
- Como líder mantenha a si próprio com a barra elevada e eleve a barra do seu time. Quando você não faz isso, nivela todos os seus liderados pelo mediano ou o menos qualificado.
- Todos temos limites quanto a nossa capacidade de ir além. Esses limites são diferentes para cada pessoa. Quem está na Zona de Conforto pode ir muito além. Quem está em franco crescimento, conseguirá ir além até determinado ponto.
- Desafiar-se é bom, mas cuide para desafiar-se a ponto de prejudicar a qualidade do que você faz ou a sua própria saúde física e emocional.
- Desafiar o seu time é bom, mas cuide para desafiar sua equipe a ponto de prejudicar a qualidade do que eles fazem ou a saúde física e emocional das pessoas que você lidera.
- Atingir alta performance é um processo que começa lá atrás quando você decide sair da Zona de Conforto. Enfrente seus medos, entre no ciclo virtuoso e reforçador do aprendizado e do crescimento e desafie-se. Esse é o caminho.
- Como líder, estimule individualmente seus liderados e o seu time como unidade de ação, a buscar a alta performance. Nem todos vão querer, respeite e procure trabalhar caso a caso de forma gradual. A alta performance não acontece da noite para o dia, é um processo.
- O seu crescimento é diretamente proporcional a sua capacidade de adaptação e evolução.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A027