O que é hierarquia de processos?

“Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito.” (Peter Drucker)

“O que não se mede não se gerencia.” (Peter Drucker)

A hierarquia de processos é uma visão verticalizada do nível mais alto (cadeia de valor), para o nível mais baixo (tarefa ou procedimento) dos processos e atividades realizadas por toda empresa. A representação visual da hierarquia de processos pode se dar através do desenho de fluxogramas.

A lógica segue a mesma dos organogramas tradicionais, porém, ao invés de tratar de níveis hierárquicos funcionais ou de lideranças, trata de níveis hierárquicos de processos.

Cada um dos 6 níveis da hierarquia de processos estão vinculados aos 3 níveis de gestão da empresa. A cadeia de valor (N1), por exemplo, é uma ferramenta trabalhada no nível estratégico da empresa, enquanto as tarefas ou procedimentos (N6) são trabalhados no nível operacional.

A definição dos elementos que compõem a hierarquia de processos é dada a seguir:

  • Nível 1 – Cadeia de Valor: desenho em mais alto nível que consolida a visão dos macroprocessos organizacionais fruto da estratégia da empresa. Apresenta tanto os macroprocessos primários como o das áreas de apoio da empresa. Geralmente definida no nível estratégico da empresa.
  • Nível 2 – Macroprocessos: conjunto de processos executados ordenadamente em uma ou mais áreas através dos quais a empresa cumpre o seu propósito, visão, implementa estratégias e gera valor ao cliente final. Geralmente definido nos níveis estratégico e tático da empresa.
  • Nível 3 – Processos: conjunto de atividades padronizadas executadas por pessoas ou máquinas (automação), para atingir os resultados planejados. Geralmente definido no nível tático da empresa.
  • Nível 4 – Subprocessos: trata-se de um nível maior de detalhamento dos processos onde pode demonstrar fluxos de trabalho e atividades sequenciais necessárias para execução do processo ao qual está vinculado. Geralmente definido nos níveis tático e operacional da empresa.
  • Nível 5 – Atividades: é o conjunto de ações necessárias (tarefas), para cumprir os processos ou subprocessos. As atividades possuem objetivos claramente definidos, bem como resultados esperados. Geralmente definidas nos níveis tático e operacional da empresa e desenvolvidas pelas pessoas no nível operacional.
  • Nível 6 – Tarefas ou Procedimentos: último nível de detalhamento das atividades, é um conjunto de passos sequenciais claramente descritos a serem executados. Geralmente definidas nos níveis tático e operacional da empresa e desenvolvidas pelas pessoas no nível operacional.

Exemplo de uma Hierarquia Completa de Processos

Segue abaixo um exemplo de como a hierarquia de processos acontece na prática.

6 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Compreender a hierarquia de processos é chave para desenhar a forma de operação de uma empresa, área ou equipe.
  2. Uma cadeia de valor irá representar os macroprocessos da empresa e eles serão organizados pelos 3 tipos básicos de processos: primários/finalísticos, apoio/suporte e de gestão/gerenciais. Não há regra para isso e cada empresa definirá a forma que melhor expresse a sua realidade.
  3. Se você estiver desenhando processos a nível de time, não faz sentido desenhar cadeia de valor. Pense nos macroprocessos da equipe e detalhe deste nível para baixo.
  4. Como líder, priorize o mapeamento dos processos mais críticos ou aqueles onde existam mais falhas operacionais.
  5. Nem sempre é necessário mapear subprocessos, eles existem caso você sinta necessidade de aprofundar em mais níveis.
  6. Proponha ao seu time um trabalho colaborativo de mapeamento e escrita dos processos da equipe. Comece pensando nos macroprocessos, e vá descendo na hierarquia até chegar no nível de atividades e tarefas. Essa será uma ótima forma de identificar oportunidades de melhoria e adequar possíveis desvios.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A042