O que é gestão e como ela acontece?

“Gestão é fazer as coisas da forma certa, liderança é fazer as coisas certas.” (Peter Drucker)

“O segredo dos bons resultados de uma empresa está na eficiência da gestão.” (Ocimar Lucato)

Gestão é um conjunto de princípios relacionados às funções de idealizar, planejar, organizar, dirigir, melhorar, orquestrar e conduzir a empresa para atingir seus objetivos.

Ela consiste em utilizar todos os recursos disponíveis da forma mais eficiente e econômica possível para atingir os objetivos esperados por uma empresa ou organização.

O que envolve a gestão?

A gestão envolve a capacidade de gerir diferentes aspectos de uma organização, como áreas, processos, pessoas, normas, políticas, atividades, tarefas, estratégicas, planos, projetos, decisões e uma infindável lista de temas que os profissionais responsáveis pela gestão precisam conduzir.

Quando uma empresa não tem gestão, é como se fosse um barco em alto mar sem leme: estar em movimento no meio do oceano não significa ir na direção certa.

Nada impede que possa afundar ou que seja levado onde você definitivamente não gostaria de estar.

Para atingir os resultados da empresa, é crucial associar princípios de liderança com princípios de gestão. É através dessa dupla que os resultados acontecem dentro de uma organização.

Para John P. Kotter (autor best-seller sobre liderança e mudança, empresário de negócios e professor de Harvard):

  • A gestão é fundamentalmente um conjunto de processos, sendo os mais centrais planejamento, orçamento, organização, pessoal e controle na resolução de problemas. O que a administração faz é pegar um sistema, uma organização de pessoas e tecnologia, e fazê-lo funcionar produzindo um bem ou serviço, dentro do prazo, dentro do orçamento – do jeito que foi projetado para funcionar.
  • Liderança, por outro lado, é um conjunto de processos que envolvem a criação de uma visão do futuro, uma estratégia para chegar lá e a comunicação disso às pessoas de uma forma que as faça aceitar a visão. Além disso, é preciso criar um ambiente que motive essas pessoas e as inspire a tornar essa visão uma realidade. A liderança, em essência, cria o sistema que os gerentes gerenciam.

Onde acontece a gestão?

A gestão acontece nos 3 níveis organizacionais da empresa: Estratégico, Tático e Operacional.

Em cada nível existem profissionais com diferentes cargos que envolvem atribuições de gestão, mas que podem variar de empresa para empresa:

  • Nível Estratégico: dono, presidente, diretoria e alguns gerentes;
  • Nível Tático: gerentes e alguns coordenadores;
  • Nível Operacional: colaboradores em geral, supervisores, coordenadores e alguns gerentes.


Adicionalmente, todos os níveis da empresa precisam fazer uma excelente gestão de clientes e de fornecedores quando aplicável.

Em cada nível a gestão acontece de forma diferente.

A gestão no nível operacional

As atividades dos colaboradores no nível operacional estão diretamente relacionadas à atividade-fim da empresa.

Nesse nível, de forma geral, a preocupação da gestão deve ser a de executar a estratégia que foi desenhada pelos níveis superiores, buscando atingir as metas e objetivos que foram traçados.

As decisões tomadas no nível operacional impactam diretamente na produtividade, na qualidade do produto, do serviço e do relacionamento com o cliente.

Sendo assim, supervisores, coordenadores e gerentes precisam ser assertivos e terem alto grau de relacionamento entre si.

Neste nível, a gestão também tem um alto envolvimento com pessoas, resolução de conflitos e atender as necessidades da maior parte dos colaboradores da empresa.

A gestão no nível estratégico

No topo da pirâmide é onde a estratégia da empresa é formulada, onde são definidos os rumos da organização e o caminho ao qual ela deve seguir.

A gestão neste nível é, como o próprio nome diz, estratégica, ou seja, preocupa-se com as questões gerais que dizem respeito:

  • a direção que a empresa deve ir;
  • ao modelo operacional como um todo da empresa;
  • a gestão financeira e de investimentos;
  • às ações de cunho institucional;
  • a expansão da empresa;
  • entre outras atividades.

Neste nível, estão os gestores mais altos da hierarquia funcional da organização, incluindo o dono ou presidente, diretores ou qualquer outra pessoa que atue estrategicamente sob direcionamento de alguém que formalmente esteja no nível estratégico.

As decisões tomadas ou a falta de tomada de decisão no nível estratégico são determinantes para o sucesso ou a falência do negócio. Sendo assim, a gestão neste nível requer experiência e conhecimento não apenas da empresa, mas do mercado de forma geral.

Faz parte das atribuições da gestão no nível estratégico, o acompanhamento e alinhamento do que precisa ser feito com a camada gerencial presente no nível tático.

A gestão no nível tático

A gestão no nível tático é crucial em todas as organizações. Por ser a camada intermediária na organização, ela possui duas funções de ligação: uma com o nível estratégico e outra com o nível operacional.

  • De cima para baixo: a gestão tática precisa assimilar as decisões estratégicas e transformá-las em um conjunto de objetivos e metas exequíveis e mensuráveis para o nível operacional.
  • Debaixo para cima: a gestão tática precisa identificar necessidades do nível operacional e havendo necessidade, alinhar junto ao nível estratégico ações para que os colaboradores possam desempenhar suas atividades com maior eficiência.

As decisões de gestão tomadas no nível tático influenciam toda a organização pois:

  • se não transmitido com clareza as necessidades do nível estratégico ou;
  • se não compreendido com clareza as necessidades do nível operacional,

a empresa não atingirá os resultados esperados ou o cliente final não será plenamente atendido.

Na metáfora do barco:

  • O nível estratégico define a direção ou segura o leme do barco;
  • O nível operacional é quem rema o barco;
  • O nível tático é quem recebe as ordens do capitão e quem precisa garantir que o trabalho dos remadores saiam conforme o esperado.
  • A saúde, o bem-estar, a motivação, o engajamento e o resultado dependem 100% da forma como nível tático vai atuar. Na metáfora do barco ela pode vir através da dor (chefe) ou do amor (verdadeiro líder).

21 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Gestão é saber lidar com pessoas e gerir suas expectativas.
  2. Gestão é assumir o compromisso de atingir o resultado que a empresa espera.
  3. Gestão é saber organizar e orquestrar um conjunto de coisas ao mesmo tempo, procurando fazer isto com eficiência.
  4. Gestão é pensar estrategicamente também no nível tático e operacional.
  5. Gestão é identificar oportunidades de melhoria e construir os meios para que ela aconteça.
  6. Gestão é saber priorizar o trabalho levando em consideração o que é mais importante no momento.
  7. Gestão é compreender o propósito, visão e valores da empresa e fazê-los acontecer no dia a dia.
  8. Gestão é saber navegar nos níveis estratégico, tático e operacional, sabendo criar as conexões e relações necessárias para que o trabalho seja realizado atendendo as expectativas de todos os envolvidos.
  9. Gestão é conhecer outras áreas da empresa e atuar de forma conjunta em direção ao atingimento dos objetivos do negócio.
  10. Gestão é saber planejar o trabalho que precisa ser feito.
  11. Gestão é assumir riscos.
  12. Gestão é saber organizar o ambiente (processos, métodos, ferramentas, aplicativos, máquinas, entre outros), para que o trabalho possa ser feito.
  13. Gestão é dar a direção do que precisa ser feito, deixando claro e sendo transparente em todas as expectativas envolvidas.
  14. Gestão é ter clareza dos resultados esperados e estabelecer processos, métricas e/ou indicadores que possam dar clareza da evolução em direção ao que se espera.
  15. Gestão é saber organizar a empresa e as pessoas para o crescimento e a expansão.
  16. Gestão é melhorar continuamente tudo que envolve o escopo de trabalho do gestor.
  17. Gestão é usar a inteligência para atingir o que se precisa, sem o uso da força, do poder, da rispidez, do comando e do controle sobre as pessoas.
  18. Gestão é saber ouvir e compreender que todos podem contribuir para que o gestor possa fazer uma melhor gestão.
  19. Gestão é compreender a cultura organizacional e sua influência como um todo nas pessoas e nos resultados.
  20. Gestão é fazer a empresa e as pessoas atingirem o sucesso e realizarem seus sonhos.
  21. Gestão é fazer a conexão entre os TRÊS NÍVEIS de gestão da empresa (estratégico, tático e operacional) + CLIENTE + PARCEIROS + FORNECEDORES.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A053