O que é um especialista e um generalista?

“No mundo dos negócios, todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.” (Harold Geneen)

Profissionais especialistas e generalistas diferenciam-se por vários aspectos mas de forma geral, as temáticas envolvem amplitude e profundidade.

O profissional generalista é mais amplo e portanto, menos profundo. Já o profissional especialista, é mais profundo e portanto, menos amplo.

Profissionais especialistas tendem a seguir as carreiras mais técnicas, já os profissionais generalistas destacam-se por assumirem posições de gestão e liderança formais, ou seja, supervisores, coordenadores, gerentes, diretores, entre outros.

Ser generalista não significa não ter uma área de atuação, pelo contrário, todo generalista tem um campo ou área em especial de negócio que possui maior habilidade, tipicamente aquela em que pelo maior período de tempo no passado era um bom técnico ou especialista antes de se tornar um gestor.

De acordo com Mintzberg (1973), do ponto de vista externo do mercado, todo generalista é também um especialista por dominar ao mesmo tempo práticas de gestão e nuances únicas do negócio.

Já os especialistas são tipicamente motivados pela sua paixão em atuar com áreas específicas. Idealmente, amam o que fazem e o querem fazer cada vez mais para se tornarem os melhores naquela área de atividade.

Para compreensão das diferenças segue abaixo uma tabela resumo.

Fonte: Adaptado pelo autor de (GOLDNER e RITTI, 1967; RAELIN, 1987;
CESARE e THORNTON, 1993; WANG 2008; EDELBERG, 2008).

12 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Não há melhor ou pior na escolha de ser um especialista ou generalista. Tudo depende do que você sonha para si. Independente da escolha, você pode ser muito bem valorizado em ambos os casos se a sua empresa tiver um modelo de carreira em Y.
  2. Dentro de uma empresa, é fato que os profissionais que optam por uma carreira generalista, ou seja, posições de liderança formal, são melhor remunerados que os especialistas.
  3. Ser um especialista requer que você possua um domínio completo sobre determinado assunto. Este domínio não pode ser apenas teórico, ele precisa ser prático e útil quando aplicado dentro da organização.
  4. De forma geral, profissionais especialistas estão acostumados a olhar com profundidade apenas os temas relacionados à sua área fim, sem muitas vezes ter um olhar mais amplo do todo. Sendo assim, é fundamental que especialistas procurem se desenvolver mais na compreensão sistêmica das questões nas quais estão envolvidos.
  5. Além de ser essencial o desenvolvimento em liderança e gestão, é importante conhecer os principais processos da empresa e aprimorar soft skills.
  6. Um generalista não pode tirar conclusões precipitadas ou tomar decisões em situações que tenha observado, de forma muito superficial. Neste caso, é fundamental que o generalista possa envolver um especialista para aprofundar no tema caso o generalista não tenha essa habilidade e/ou capacidade técnica.
  7. Com o tempo, é fundamental que especialistas busquem aumentar sua amplitude e que generalistas busquem imergir em profundidade na área em que atuam.. Ambos os movimentos são fundamentais para que você profissional se torne diferenciado e mais valorizado no mercado.
  8. Especialistas devem ter atenção especial no aprimoramento de soft skills. Não é incomum ver especialistas que optaram por esse caminho para evitar um trabalho que envolva habilidades humanas as quais podem ter mais dificuldade.
  9. Especialistas tendem a ser mais lógicos e racionais, generalistas tendem a ser o oposto assumindo maiores riscos sob determinadas decisões.
  10. Dentro da empresa, os generalistas respondem o PORQUÊ e o O QUÊ. Já os especialistas respondem o COMO.
  11. O grande diferencial na carreira de um especialista é o seu desenvolvimento como uma liderança, mesmo que o especialista não queira ser formalmente um líder da empresa. Quando você demonstra atributos de liderança e habilidades humanas sendo um especialista você se torna alguém diferenciado no seu seguimento.
  12. É absolutamente mandatório que os generalistas, líderes formais na organização, se desenvolvam como lideranças. Formação, cursos e mentoria são essenciais para acelerar o processo.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A058