Qual o papel do supervisor?

Da mesma forma que um líder técnico é um dos primeiros cargos de liderança de profissionais técnicos, a posição de supervisor também é um dos primeiros cargos de liderança de profissionais que são, por exemplo, analistas, assistentes ou pessoas da área de operação e produção.

Um supervisor tipicamente faz o que o próprio nome diz, supervisiona o trabalho dos demais, além de conduzir suas atividades no dia a dia da empresa.

O supervisor atua no nível operacional da empresa e geralmente responde a uma coordenação ou gerência.

Por supervisão entende-se por exemplo a verificação se os processos da empresa estão sendo seguidos, se o produto está sendo produzido dentro do esperado, se o serviço está sendo adequadamente prestado e se o resultado esperado dos colaboradores está sendo entregue dentro dos padrões de qualidade ou níveis de prestação de serviço acordados.

Seu trabalho também compreende a orientação e suporte às pessoas que lidera, a tomada de decisões específica sobre pontos ao qual supervisiona e o repasse de direcionamentos vindos da sua gestão superior.

A existência de supervisores geralmente está atrelada a equipes com um alto volume de pessoas às quais apenas através de coordenadores não é possível atingir todo o grupo. Sendo assim, supervisores entram em cena geralmente respondendo para coordenadores para que o trabalho como um todo junto ao time seja realizado.

Tipicamente, os principais desafios dos supervisores são:

  • Aprender a lidar com os dilemas de pessoas, ou seja, às habilidades humanas de gestão de pessoas;
  • Ser reconhecido como uma liderança pelos demais e não ser passado por cima, ou seja, devido ao não reconhecimento, o time procurar o coordenador ou o gerente para alinhar pontos que deveriam ser alinhados com o supervisor;
  • Saber desprender-se do fazer técnico (o profissional colocar a mão na massa), e saber a forma de garantir que o resultado aconteça à partir das outras pessoas;
  • Saber gerir as expectativas da equipe;
  • Saber ajudar os outros a resolver problemas, não mais apenas os seus;
  • Saber colocar em prática os ferramentas de gestão de pessoas como o feedback, a delegação, a gestão de conflitos, entre outros;
  • Aprender como fazer este trabalho principalmente quando for sua primeira oportunidade na posição e;
  • Se desenvolver como uma liderança.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A063