Da mesma forma que um líder técnico é um dos primeiros cargos de liderança de profissionais técnicos, a posição de supervisor também é um dos primeiros cargos de liderança de profissionais que são, por exemplo, analistas, assistentes ou pessoas da área de operação e produção.
Um supervisor tipicamente faz o que o próprio nome diz, supervisiona o trabalho dos demais, além de conduzir suas atividades no dia a dia da empresa.
O supervisor atua no nível operacional da empresa e geralmente responde a uma coordenação ou gerência.
Por supervisão entende-se por exemplo a verificação se os processos da empresa estão sendo seguidos, se o produto está sendo produzido dentro do esperado, se o serviço está sendo adequadamente prestado e se o resultado esperado dos colaboradores está sendo entregue dentro dos padrões de qualidade ou níveis de prestação de serviço acordados.
Seu trabalho também compreende a orientação e suporte às pessoas que lidera, a tomada de decisões específica sobre pontos ao qual supervisiona e o repasse de direcionamentos vindos da sua gestão superior.
A existência de supervisores geralmente está atrelada a equipes com um alto volume de pessoas às quais apenas através de coordenadores não é possível atingir todo o grupo. Sendo assim, supervisores entram em cena geralmente respondendo para coordenadores para que o trabalho como um todo junto ao time seja realizado.
Tipicamente, os principais desafios dos supervisores são:
- Aprender a lidar com os dilemas de pessoas, ou seja, às habilidades humanas de gestão de pessoas;
- Ser reconhecido como uma liderança pelos demais e não ser passado por cima, ou seja, devido ao não reconhecimento, o time procurar o coordenador ou o gerente para alinhar pontos que deveriam ser alinhados com o supervisor;
- Saber desprender-se do fazer técnico (o profissional colocar a mão na massa), e saber a forma de garantir que o resultado aconteça à partir das outras pessoas;
- Saber gerir as expectativas da equipe;
- Saber ajudar os outros a resolver problemas, não mais apenas os seus;
- Saber colocar em prática os ferramentas de gestão de pessoas como o feedback, a delegação, a gestão de conflitos, entre outros;
- Aprender como fazer este trabalho principalmente quando for sua primeira oportunidade na posição e;
- Se desenvolver como uma liderança.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A063