Como superar expectativas ao liderar?

“Supere suas próprias expectativas, pois ninguém tem a obrigação de fazer isso por você.” (Samir França)

“Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.” (Bill Gates)

Há cinco fatores essenciais para que a gestão de expectativas possa ser realizada não importa em qual nível de gestão você esteja atuando: estratégico, tático ou operacional.

Cada um deles significa:

  1. Compreensão e entendimento: você precisa conhecer a pessoa ao qual precisa gerir as expectativas. Dedicar tempo a ouvir, ser empático, sentir a importância daquilo para a pessoa, entender suas ideias, perspectivas, dificuldades, vontades e consequentemente expectativas sobre o caso em especial. Se você não ouvir e compreender o que a outra pessoa quer, não conseguirá gerir suas expectativas.
  2. Reputação, credibilidade e confiança: a sua reputação como pessoa e profissional, credibilidade que transmite e a confiança que gera nas pessoas, são chave para que no olhar dos outros, você cumpra o que combina, porém, você precisa fazer a sua parte. Quanto melhor for a reputação, credibilidade e confiança que você transmite, mais as pessoas vão sentir que quanto algo está na sua mão, ela sairá conforme o combinado.
  3. Assertividade na comunicação: se você não souber transmitir suas ideias de forma clara, transparente, com início, meio e fim, garantindo acima de tudo que a outra pessoas compreendeu o que você quis dizer, certamente haverá falhas na gestão de expectativas. Não pode ficar coisa subentendida, não pode ter situações escondidas, não pode haver “letras miúdas”.
  4. Contato frequente com feedbacks: além de ouvir é fundamental dar constantemente feedbacks para que a outra pessoas compreenda o progresso daquilo que está sendo feito, mas também alinhar necessidades, melhorias e pontos que ambos precisam evoluir.
  5. Ir além e surpreender: compreender a pessoa e entender a situação em especial que requer a gestão de expectativas é o ponto de partida, mas você precisa projetar o que a pessoa gostaria de forma adicional, ir além e surpreender. Quando você faz isso, você não apenas gere as expectativas, mas supera as expectativas.

Quando você habilmente se utiliza destes 5 fatores essenciais, sem dúvida fará um excelente trabalho de gestão de expectativas.

9 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Superar expectativas é se preocupar com os detalhes.
  2. Superar expectativas é dar atenção às coisas que normalmente todos deixariam passar em branco.
  3. Superar expectativas é ter clareza do que a outra parte espera. Só assim você poderá ir além.
  4. Nunca deixe as pessoas que esperam algo de você sem resposta. Isso frustrará as expectativas dessas pessoas.
  5. Superar expectativas continuamente é o caminho para aumentar sua credibilidade, reputação e confiança.
  6. Como líder, faça o básico e sempre cumpra os acordos que fizer. O primeiro passo para superar as expectativas de alguém é atender ao menos as expectativas que ela já espera.
  7. Antecipar-se e superar as expectativas do seu superior direto é o caminho para o seu crescimento profissional.
  8. Além de dar feedbacks para gerir as expectativas, peça feedbacks para que você compreenda o que pode fazer melhor. Quando você faz mais e/ou melhor, você supera expectativas.
  9. Nunca dê algo a mais querendo superar as expectativas de alguém, sem antes fazer primeiro o que já está acordado, ou seja, o que já era esperado. Primeiro vem o bolo, depois vem a cereja.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A069