“Supere suas próprias expectativas, pois ninguém tem a obrigação de fazer isso por você.” (Samir França)
“Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.” (Bill Gates)
Há cinco fatores essenciais para que a gestão de expectativas possa ser realizada não importa em qual nível de gestão você esteja atuando: estratégico, tático ou operacional.
Cada um deles significa:
- Compreensão e entendimento: você precisa conhecer a pessoa ao qual precisa gerir as expectativas. Dedicar tempo a ouvir, ser empático, sentir a importância daquilo para a pessoa, entender suas ideias, perspectivas, dificuldades, vontades e consequentemente expectativas sobre o caso em especial. Se você não ouvir e compreender o que a outra pessoa quer, não conseguirá gerir suas expectativas.
- Reputação, credibilidade e confiança: a sua reputação como pessoa e profissional, credibilidade que transmite e a confiança que gera nas pessoas, são chave para que no olhar dos outros, você cumpra o que combina, porém, você precisa fazer a sua parte. Quanto melhor for a reputação, credibilidade e confiança que você transmite, mais as pessoas vão sentir que quanto algo está na sua mão, ela sairá conforme o combinado.
- Assertividade na comunicação: se você não souber transmitir suas ideias de forma clara, transparente, com início, meio e fim, garantindo acima de tudo que a outra pessoas compreendeu o que você quis dizer, certamente haverá falhas na gestão de expectativas. Não pode ficar coisa subentendida, não pode ter situações escondidas, não pode haver “letras miúdas”.
- Contato frequente com feedbacks: além de ouvir é fundamental dar constantemente feedbacks para que a outra pessoas compreenda o progresso daquilo que está sendo feito, mas também alinhar necessidades, melhorias e pontos que ambos precisam evoluir.
- Ir além e surpreender: compreender a pessoa e entender a situação em especial que requer a gestão de expectativas é o ponto de partida, mas você precisa projetar o que a pessoa gostaria de forma adicional, ir além e surpreender. Quando você faz isso, você não apenas gere as expectativas, mas supera as expectativas.
Quando você habilmente se utiliza destes 5 fatores essenciais, sem dúvida fará um excelente trabalho de gestão de expectativas.
9 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- Superar expectativas é se preocupar com os detalhes.
- Superar expectativas é dar atenção às coisas que normalmente todos deixariam passar em branco.
- Superar expectativas é ter clareza do que a outra parte espera. Só assim você poderá ir além.
- Nunca deixe as pessoas que esperam algo de você sem resposta. Isso frustrará as expectativas dessas pessoas.
- Superar expectativas continuamente é o caminho para aumentar sua credibilidade, reputação e confiança.
- Como líder, faça o básico e sempre cumpra os acordos que fizer. O primeiro passo para superar as expectativas de alguém é atender ao menos as expectativas que ela já espera.
- Antecipar-se e superar as expectativas do seu superior direto é o caminho para o seu crescimento profissional.
- Além de dar feedbacks para gerir as expectativas, peça feedbacks para que você compreenda o que pode fazer melhor. Quando você faz mais e/ou melhor, você supera expectativas.
- Nunca dê algo a mais querendo superar as expectativas de alguém, sem antes fazer primeiro o que já está acordado, ou seja, o que já era esperado. Primeiro vem o bolo, depois vem a cereja.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A069