Em uma empresa decisões podem se dar de forma centralizada, descentralizada ou buscando um equilíbrio e isto tem absoluta relação com o nível de autonomia e distribuição de poder que se dá aos colaboradores.
Sendo assim, dois tipos de modelo de gestão podem passar a existir nas empresas, mais a busca por um equilíbrio:
- Modelo centralizado de decisões: decisões gerenciais são tomadas por um grupo muito restrito de pessoas que concentram o poder da empresa.
- Modelo descentralizado de decisões: decisões gerenciais são distribuídas onde os colaboradores têm autonomia para decidir questões relacionadas às suas necessidades.
- Equilíbrio de decisões: liderança e equipe trabalham em colaboração com equilíbrio na tomada de decisões.
Em um extremo, se houver descentralização total das decisões dando completa autonomia nas pontas, a liderança pode tornar-se ausente ocasionando descontrole.
Já no outro extremo, se houver centralização total das decisões as lideranças podem acabar elas mesmo fazendo os trabalhos operacionais do time em certas situações, dado a desconfiança e descrença de que as pessoas possuem a capacidade de fazer o que precisa ser feito.
O equilíbrio das decisões é o ponto central entre os modelos de centralização e descentralização de decisões.
O nível a ser adotado por cada liderança dependerá sempre do contexto e da estratégia que se busca na prática a ser adotada.
Conhecer os modelos centralizados e descentralizados de decisões da liderança, bem como suas vantagens e desvantagens é fundamental para que o gestor tenha clareza da estratégia a ser adotada.
4 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- Cada líder da empresa tem seu estilo próprio de tomar decisões na empresa, alguns optam por fazê-lo de forma centralizada, outros de forma descentralizada e outros através da colaboração e equilíbrio.
- Independente da estratégia que mais lhe agrade:
- Haverá momentos em que o líder terá que tomar decisões rápidas e a centralização se fará necessária.
- Haverá momentos em que o líder precisará construir engajamento do grupo e a descentralização ou equilíbrio através de um processo decisório com colaboração poderá ser uma opção.
- Dar autonomia ao time é absolutamente necessário nas organizações que buscam empresas mais ágeis e dinâmicas, porém junto com a autonomia deve vir a responsabilidade. Elas nunca vão andar separadas.
- Descentralizar não pode ser sinônimo de delargar. Mesmo havendo altos níveis de autonomia e delegação, o líder sempre precisa acompanhar o trabalho da equipe.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A072