Storytelling: como construir o desafio do time?

“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.” (Sócrates)

“Sem desafios não há evolução.” (Anônimo)

Construir o desafio para o time é basicamente construir a história que você irá contar para engajar as pessoas e obter o comprometimento delas para entregar os objetivos ou resultados necessários.

Quando falamos em história, falamos de uma história real, verídica, que seja fato e que traduza com transparência todos os pontos positivos e negativos que você e o seu time terão pelo caminho.

O que você precisa para construir o desafio?

Nenhuma pessoa gosta de pisar em falso, ou seja, se a história que você contar para engajar o time não passar segurança às pessoas, elas não vão querer “entrar no seu barco”.

Você precisa fazer a lição de casa e construir com dados e informações o desafio que irá propor às pessoas do time.

Para construir uma boa história de engajamento, sugiro que você tenha em mãos a relação de informações abaixo relacionadas. O aprofundamento de todos os pontos podem ser encontrados em detalhes nas aulas anteriores.

Sendo assim, para construir o desafio você precisa:

  • Ter clareza do conceito e diferença de uma equipe e um time, tendo a visão de que você precisa construir um time;
  • Ter clareza que o que você busca é um time que funcione como uma unidade de ação, o que é o oposto do “cada um por si”;
  • Ter clareza do seu papel como líder, de que é parte integrante do time e não alguém que ficará de fora da jornada apenas cobrando resultados ou tarefas;
  • Ter clareza dos 5 estágios de formação de times (Modelo de Tuckman), sabendo que as pessoas que você vai liderar vão passar por obstáculos para chegar na alta performance desejada;
  • Ter clareza da aspiração e propósito do time;
  • Ter clareza dos motivadores pessoais que você como líder pode oferecer para o seu time;
  • Ter clareza dos objetivos e resultados chave que o time precisa alcançar durante a jornada;
  • Ter clareza do escopo de atuação do seu time, ou seja, os limites e/ou o que o time precisa fazer;
  • Ter clareza da visão de datas e prazos importantes aos quais você está comprometido e que o time precisa atender;
  • Ter um plano inicial de trabalho que contenha as linhas gerais de como vai ser feito o trabalho;
  • Compreender a situação atual do seu time através de uma SWOT conforme sugerido;
  • Conhecer as pessoas do time e suas motivações individuais;
  • Compreender o quão o time está equilibrado frente à presença ou ausência de diversidade no time;

De posse desse conteúdo, você tem tudo que precisa para construir uma excelente visão de desafio para engajar o time.

Caso você não tenha não tenha todas as informações, construa o desafio de posse com as informações que possui. Quanto mais informações melhor, mas não ter muita informação não pode ser um pretexto para você não fazer.

O que o desafio precisa conter?

A história que você precisa contar e que irá apresentar o desafio ao time, deve ser similar a uma grande jornada, uma grande viagem que os levará de um ponto A até um ponto B.

Sendo você o líder deste time, seu trabalho é saber vender suas ideias tendo o maior número de informações possível desse trajeto que juntos irão realizar.

Além de falar do desafio, você precisa estar preparado para sanar eventuais dúvidas que possam surgir. A essas dúvidas chamamos de objeções. Quanto mais objeções você resolver, mais segurança dará às pessoas e mais engajadas e motivadas irão ficar.

Um bom desafio para o time precisa conter:

  • Um ponto de partida;
  • Um clareza do destino;
  • A resposta do porquê (propósito), esse destino precisa ser atingido;
  • Uma visão dos objetivos, metas ou estágios intermediários a serem superados;
  • Uma visão do time que irá percorrê-lo contendo seus diferenciais;
  • Uma visão das pessoas que irão apoiar o time nesta jornada;
  • Uma visão do que (na prática), o time precisa fazer;
  • Uma visão PRELIMINAR de como será a operação do time, ou seja, como o time irá trabalhar. A razão de ser uma visão preliminar é porque o time participará desta construção de forma colaborativa com você com objetivo de construir o engajamento do grupo;
  • Uma visão dos recursos necessários para atingir os objetivos;
  • Uma visão do que o time ganhará em troca percorrendo a jornada;
  • Uma visão dos principais riscos e desafios que você já sabe que irão enfrentar;
  • Uma visão das principais dúvidas e objeções com suas respectivas soluções;
  • As expectativas do seu cliente, seja ele interno ou externo;
  • O custo, investimento e expectativa de retorno financeiro para percorrer a jornada.

Detalhe esses temas em uma apresentação ou em um script a ser seguido quando você estiver apresentando o desafio ao time.

Avalie se informações financeiras podem ou não ser apresentadas ao seu time, isso varia muito de empresa para empresa.

Os diferentes tipos de jornada

Dependendo da empresa ou necessidade, podem haver diferentes tipos de jornadas e desafios para um time:

  • Se você é um líder que precisa entregar um projeto, a história do seu desafio será a jornada para entregar esse projeto;
  • Se você é um líder de uma unidade ou área da empresa, a história do seu desafio poderá ser a jornada para bater as metas do ano, sendo cada mês um objetivo especial a ser atingido ao longo desse percurso;
  • Se você é um líder de uma operação contínua, a história do seu desafio pode ser atingir determinado indicador de desempenho, nível de satisfação do cliente ou indicador de qualidade de produto ou serviço a ser entregue;
  • Se você é uma liderança e atua na alta gestão (nível estratégico), a história do seu desafio poderá ser a jornada da empresa para alcançar a visão de médio longo prazos da companhia atingindo marcos intermediários que são os resultados e metas anuais da organização;
  • Entre outros.

Sendo assim, para definir a jornada e desafios do seu time, observe os desafios que atualmente você possui e projete-os a médio e longo prazos.

Uma jornada nunca é algo a curto prazo, mas pode (e deve), possuir objetivos de curto prazo. Será através da medição de atingimento desses objetivos que você saberá que está indo na direção certa.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A142