Como defino papéis e responsabilidades em um time?

“Não é o cargo que se ocupa que importa, e sim o envolvimento e o comprometimento que se tem.” (Edelzia Oliveira)

Todo time possui uma diversidade de pessoas, personalidades, habilidades, conhecimentos e especialidades.

A partir disso, torna-se necessário para qualquer time construir uma visão das principais competências do time e quais são os papéis (ou posições chave), necessários para superar o desafio proposto ao time.

De antemão, quando falamos de definir papéis e atribuições chave, isso não significa engessar (fixar), tarefas ou atividades para uma pessoa A ou B.

Em um time, o grande conceito por trás do alto desempenho é a colaboração e o espírito de união das pessoas.

Exemplo do que é espírito de time

Vamos supor em uma empresa de marketing digital:

  • João é um Designer Sênior;
  • Maria é uma Copywriter Plena;

Todos tem um grande desafio que é entregar juntos um novo conteúdo em 2 dias para um cliente.

Quando todos estão com atividades para fazer (dentro de suas especialidades e principais competências), eles desempenham a todo vapor considerando suas diferentes senioridades.

Dentro do conceito de um time, quando João (que é um Designer Sênior), tiver terminado a sua parte, de imediato ele irá ajudar a Maria (que é uma Copywriter), em suas atividades.

Neste caso, João que é um Designer Sênior, ao apoiar a Maria atua como se fosse um Copywriter Júnior, pois esta não é sua competência e especialidade.

Diz-se que João “veste o chapéu” de um Designer. Sempre que João fizer isso, ele aprenderá mais sobre design e pouco a pouco pode ajudar mais a Maria quando for preciso.

Perceba que João tem o foco no resultado que é a entrega do novo conteúdo em 2 dias, sendo assim, seu espírito é de time e colaboração.

João não termina suas tarefas de Designer e cruza os braços deixando a Maria sobrecarregada. De alguma forma ele vai tentar ajudá-la.

Definindo papéis e atribuições

No exemplo anterior, definir papéis e atribuições é basicamente descrever em algum local (documento, planilha, post-its, etc), que existem dois papéis Designer e Copywriter.

Na sequência você descreve as atribuições de cada um deles, ou seja, qual o papel de um copywriter e de um designer, e o que cada um desses papéis fazem, que tipo de serviço eles entregam e qualquer outra informação que deixe claro para as pessoas qual a responsabilidade por trás desse papel.

É interessante também listar as ferramentas chave utilizadas por cada papel, alguns links de vídeos explicativos e de aprendizado. Assim, quem tiver interesse em aprender mais sobre esse papel já tem orientações interessantes que podem ser seguidas.

Esse tipo de prática dá mais amplitude ao time e gradualmente as pessoas conseguem se ajudar cada vez melhor, sendo mais eficientes.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A147