“O fim de um ciclo pode ser o começo de um novo caminho.” (Anônimo)
“Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.” (Augusto Cury)
Todo time precisa ter visão de dois pontos chave quando se fala de entregar resultados dentro do conceito de time:
- Ponto 1: Período de tempo para as entregas.
- Ponto 2: Ciclos contínuos de entregas.
Ponto 1: Período de tempo para as entregas.
Resultados são entregues em períodos definidos de tempo, ou seja, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, anualmente ou em marcos ou datas pré-estabelecidas.
Toda empresa possui um momento no tempo onde o resultado será verificado e aferido.
Tipicamente:
- Área ou unidades da empresa tipicamente possuem fechamento ou indicadores mensais.
- Empresas possuem metas anuais, períodos de fechamento mensais e pontos de controle quinzenais ou semanais.
- Times ágeis de desenvolvimento de produtos constroem incrementos de valor a seus clientes semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.
A este período de tempo que cada empresa ou time determina, muitas vezes é chamado de Ciclo, Timebox ou Sprint.
Ponto 2: Ciclos contínuos de entregas.
Todo período de tempo ou ciclo tem um início, meio e fim.
Quando o período de tempo de uma entrega se encerra e logo na sequência já inicia outro, chamamos isso de ciclo contínuo de entregas.
Exemplo:
Se o período de tempo das entregas de time foi acordado ser de 15 em 15 dias.
A cada 15 dias continuamente esse time realizará uma nova entrega, ou seja, uma entrega diferente.
Diz-se portanto que este time possui um ciclo contínuo de entregas a cada 15 dias.
A cada 15 dias, portanto, o time precisará executar sua operação levando em consideração que ela precisará ter um início (começando no dia 1), um meio e um fim (terminando no dia 15).
Com o somatório do resultado das entregas de todos ciclos realizados pelo time, formará o resultado final produzido pelo time.
Definindo os Ciclos para o seu Time
A partir desses dois conceitos e tendo em vista o desafio que você precisa entregar na sua empresa, defina o período de tempo para as suas entregas.
Tenha em mente que:
- Sempre que iniciar um novo ciclo, o time terá que fazer um planejamento de como ele deve ser e;
- No final você terá que entregar algum tipo de resultado, produto ou serviço.
Ciclo após ciclo você irá comparar seus resultados, ver se está melhorando, piorando, se está agregando mais valor ao cliente, e assim por diante. Você e o seu time definirão as melhores métricas de acordo com o seu negócio.
Sobre a definição da duração de cada ciclo, o mínimo que recomendo é semanal e o máximo mensal.
Ciclos com menos de uma semana é praticamente inviável construir uma operação com equilíbrio. Mais de um mês é longo demais e muita mudança pode acontecer ao longo do caminho.
Idealmente sugiro ciclos quinzenais para a grande maioria dos times, mas você precisa avaliar o que é melhor para o seu negócio e necessidade.
À partir disso, tenha em mente então que tudo que seu time fizer:
- Precisa ter início, meio e fim;
- Precisa considerar a existência de ciclos, ou seja, intervalos definidos de tempo que determinam de quanto em quanto tempo seu time deverá entregar resultados;
- Que todo ciclo precisa ter um planejamento inicial;
- Que todo ciclo ao seu final precisa ter seu resultado revisado, ou seja, verificado;
- Que no final de cada ciclo você pode fazer uma reunião de lições aprendidas, onde todo time pode avaliar o que deu certo e o que deu errado no ciclo para melhorar no ciclo seguinte.
- Que você pode comparar o ciclo atual com os ciclos anteriores para saber como está a produtividade e a eficiência do seu time;
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A148