Encontro de melhoria contínua do ciclo: como funciona?

“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.” (Stephen Hawking)

“Sem os dados, você é apenas uma pessoa qualquer com uma opinião.” (W. Edwards Deming)

“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.” (George Bernard Shaw)

Visão Geral

  • Objetivo: verificar tudo que deu certo no ciclo (aspectos bons a serem repetidos), e tudo que não foi tão bom no ciclo (o que precisa ser evitado e pode ser melhorado).
  • Quando: no final do ciclo como sendo a última ação do time no ciclo.
  • Periodicidade: 1 vez por ciclo.
  • Duração máxima sugerida: 2 horas.
  • Participantes: todo o time.

Detalhamento do Encontro

O encontro de melhoria contínua do ciclo tem como objetivo a adaptação e evolução contínua do time e da operação como um todo.

O líder do time faz a facilitação da reunião provendo uma discussão aberta onde todos dizem tudo que deu certo e tudo que deu errado dentro do ciclo recém finalizado.

Conhecendo o que deu certo, o time tem clareza do que pode repetir e fazer melhor.

Conhecendo o que não deu certo, o time ganha compreensão do que precisa parar de fazer e do que precisa evoluir.

O que pode ser abordado no encontro?

Os aspectos positivos e negativos podem ser discutidos em diferentes âmbitos:

  • Questões técnicas;
  • Dinâmica de reuniões;
  • Relacionamento do time ou do cliente;
  • Hábitos diversos;
  • Atitudes que ocorrem;
  • Comprometimentos;
  • Alinhamentos;
  • Escopo do trabalho;
  • Questões diversas da empresa;
  • entre outros;

Registre todas as oportunidades de melhoria, priorizem, construam acordos e formas de colocá-las em prática no ciclo seguinte.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A153