Tipos de liderança: quais são os principais?

“A diferença entre um chefe e um líder, um chefe diz, vá! Um líder diz, vamos!” (George Edward Kelly)

Ao longo da história, pesquisadores procuraram compreender como se dá o processo de liderança nas empresas, quais as características e comportamentos que um líder precisaria para ter sucesso neste papel e qual a melhor forma de relacionamento que esses líderes precisariam ter com seus liderados.

Essas diferentes reflexões deram origem a um conjunto enorme de teorias e tipos de liderança ao longo da história. Cada teoria com características e modelos comportamentais peculiares onde os mais conhecidos são:

  • Teoria do Grande Homem e Traço (início do século 20);
  • Os 3 estilos de Liderança de Kurt Lewin (1939);
  • Liderança Contingencial de Fred Fiedler (1964 – 1967);
  • Liderança de Troca Líder-Membro (1970 – 1973);
  • Teoria da Meta e do Caminho (1970 – 1971);
  • Liderança Participativa de Rensis Likert e Gary Yukl (1967 – 1971);
  • Liderança Situacional (SLII®) de Paul Hersey e Ken Blanchard (anos 70);
  • Liderança Servidora de Robert K. Greenleaf (anos 70);
  • Liderança Transformacional de James Burns (1980s – 2011);
  • Liderança Autêntica de Bruce Avolio e Fred Luthans (século 21);
  • Liderança Ressonante de Daniel Goleman, Richard Boyatzis e Annie McKee (século 21);
  • Liderança Ágil que não tem um autor especial, mas destacaria Marc Solga (século 21);
  • entre muitas outras.

Entre tantos tipos de teorias que estudam o que é e como um líder deveria atuar, qual é o tipo certo? Qual deles deveríamos adotar para ter sucesso em nossas empresas e com nossos liderados?

A resposta é, dentro dos limites fundamentados nas pesquisas, todos estão certos frente ao grupo ao qual foram pesquisados, mas nenhum é definitivo dando conta de todos os aspectos de liderança dos diferentes contextos e tipos de negócios existentes.

Ao aprofundar nas diferentes teorias apresentadas, fica evidente 3 aspectos chave que formam uma linha condutora que em todas as teorias de alguma forma aparecem:

  • O papel do líder, suas atitudes e comportamentos;
  • A forma como o líder se relaciona com seus liderados e demais envolvidos;
  • Como esse líder deveria atuar para atingir resultados;

Construir nossa forma de liderar precisa sem nenhuma dúvida considerar o momento histórico que vivemos no século 21, onde quatro pontos chave todo líder precisa ter muito claro:

  • Ponto 1: O mundo é complexo e incerto, nunca teremos 100% de certezas. Precisamos estar abertos a mudanças e nos adaptar continuamente.
  • Ponto 2: O legado militar do comando e controle não garante resultados sustentáveis a empresas que pensam nas pessoas e que desejam desenvolver seus colaboradores.
  • Ponto 3: As pessoas buscam cada vez mais ambientes profissionais que as realizem de forma integral, maior participação, autonomia e equilíbrio pessoal e profissional.
  • Ponto 4: Empresas necessitam de proatividade, atitude, agilidade e entrega de resultados de forma consistente em um curto espaço de tempo.

A partir disso, a verdadeira liderança do nosso século não deve “levantar uma bandeira” e seguir uma teoria ou tipo de liderança em especial.

Recomendo que a verdadeira liderança atue combinando o que há de melhor em 5 tipos que juntos possuem a essência sobre como um líder precisa atuar equilibrando o foco nas pessoas e nos resultados.

A Verdadeira Liderança é composta pelo que há de melhor na:

  • Liderança Situacional (SLII®): contribuindo com a visão de que o líder precisa adaptar seu estilo levando em consideração o contexto, a situação, a maturidade das pessoas e as complexidades existentes.
  • Liderança Servidora: contribuindo com a visão de que o líder serve compartilhando o poder, colocando as necessidades dos colaboradores em primeiro lugar, ajudando as pessoas a se desenvolverem e terem o melhor desempenho possível.
  • Liderança Autêntica: contribuindo com a visão de que o líder precisa promover um ambiente positivo estimulando a autoconsciência, a transparência nas relações e o foco em resultados tendo equilíbrio sobre o que precisa ser feito.
  • Liderança Ressonante: contribuindo com a visão de que o líder precisa estar sintonizado com o sentimento das pessoas (liderados) e as conduzir para uma direção emocionalmente positiva, integrando o conceito da inteligência emocional.
  • Liderança Ágil: contribuindo com a visão de que o líder precisa construir um ambiente seguro em que o time tenha autonomia, aprenda com os erros e que consiga se auto-organizar para entregar resultados em curtos espaços de tempo e que agreguem valor continuamente ao cliente.

Cada um dos cinco tipos serão aprofundados em aulas específicas.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A156