“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós.” (Ken Blanchard)
“O melhor minuto que eu invisto é aquele que eu invisto em pessoas.” (Ken Blanchard)
Este modelo foi idealizado por Paul Hersey e Ken Blanchard, inicialmente denominado de “teoria do ciclo de vida da liderança” e alterado em meados da década de 1970 para “Liderança Situacional” (SLII®).
O princípio fundamental da Liderança Situacional é que não existe um estilo único de liderança “melhor” e que o líder deve se adaptar a diferentes situações.
Uma liderança eficiente é chave para se atingir resultados, sendo assim, os líderes mais bem-sucedidos são aqueles que adaptam seu estilo de liderança à prontidão de desempenho (capacidade e disposição) do indivíduo ou time que estão liderando ou influenciando.
A liderança eficaz varia, não apenas com a pessoa ou grupo que está sendo influenciado, mas também depende da tarefa, trabalho ou função que precisa ser realizada.
Visão Geral do Modelo
O modelo considera 4 estágios onde os colaboradores avançam à medida que aprendem as atividades e ganham experiência.
Os estágios são:
- Estágio 1 (E1): DIREÇÃO
- Estágio 2 (E2): COACHING
- Estágio 3 (E3): SUPORTE
- Estágio 4 (E4): DELEGAÇÃO
Há também 4 níveis de maturidade dos colaboradores, basicamente um para cada estágio. O líder deve se adaptar ao momento de cada um e liderar as pessoas respeitando suas diferenças.
- Maturidade 1: pessoas que estão no Estágio de DIREÇÃO (E1)
- Maturidade 2: pessoas que estão no Estágio de COACHING (E2)
- Maturidade 3: pessoas que estão no Estágio de SUPORTE (E3)
- Maturidade 4: pessoas que estão no Estágio de DELEGAÇÃO (E4)
Nos estágios 1 e 2 a liderança é mais diretiva, ou seja, precisa mais dizer o que precisa ser feito e como.
Nos estágios 3 e 4 a liderança já não precisa dizer o que fazer, mas suportar e acompanhar.
No estágio 1 o apoio da liderança é baixo devido ao fato de que aqui, apoiar não é suficiente (isso é pouco). O líder precisa fazer a atividade para ensinar o colaborador. São os primeiros passos tipicamente associados a estagiários ou trainees.
O líder precisa frequentemente “avaliar” seus colaboradores e alterar seu estilo de liderança, sendo dinâmica, flexível e situacional.
Estágio 1: Direção
Os líderes mostram às pessoas o que fazer e como fazê-lo.
Neste estágio o colaborador necessita saber do que se trata a tarefa a ser executada. O líder dá muito direcionamento, faz a atividade para ensinar e depois acompanha a pessoa fazendo a tarefa do início até o seu fim, corrigindo ajustes na execução.
Sendo assim, o líder dá todo o caminho para o colaborador elaborar a atividade até conquistar sua confiança (não na execução perfeita), mas de que está pronto para fazer, ser treinado e aperfeiçoado.
Maturidade 1:
Colaboradores são novos na tarefa e não estão preparados nem seguros para tomar decisões. Eles não têm competência para a realização da tarefa no contexto da empresa (tudo é novo), e por isso, pouca autoconfiança.
Pontos de Atenção:
- Líder dá a direção (caminho).
- Ocorre quando os liderados possuem baixa maturidade (estágio 1).
- Estilo também chamado de “Estruturação”, onde é necessária uma orientação às pessoas.
O objetivo é ajudar o time/equipe (em estágio 1), a alinhar-se pelos resultados.
Estágio 2: Coaching
Os líderes são treinadores e tentam vender suas ideias para atrair as pessoas do time.
Neste estágio o colaborador necessita conhecer mais a tarefa e conquistar um estímulo adicional para melhor execução dela.
O líder contribui ensinando e treinando, apoiando na obtenção de novas idéias e disseminando o seu conhecimento quando o colaborador necessita de ajuda.
Neste processo, o líder atua na tomada de decisões e atrai o interesse de mais pessoas pelas atividades.
Maturidade 2:
Os colaboradores já desenvolveram alguma experiência na execução da tarefa mas ainda têm dificuldades. Geralmente estão motivados, mas necessitam de apoio. Sendo assim, treinamento é importante.
Pontos de Atenção:
- Geralmente adotado quando os liderados possuem baixa/média maturidade (estágio 2).
- Estágio também chamado de “Resolução”, onde pessoas podem estar sofrendo com insatisfação, frustração ou conflitos.
- Líder precisa ajudar o time (em estágio 2), a sair-se bem sob pressão.
Estágio 3: Suporte
Os líderes se concentram mais nos relacionamentos e menos em fornecer direção.
Líderes trabalham com o time e compartilham responsabilidades de tomada de decisão.
O líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar por si próprio o aprendizado, aumentando suas habilidades e o conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas.
O líder apoia e supervisiona menos do que nos níveis anteriores. Reduz a necessidade de dar tanta direção.
Maturidade 3:
Os colaboradores já possuem elevados conhecimentos e experiência sobre as atividades, mas ainda não têm plena segurança para realização, sendo assim, não possuem autonomia completa. O líder neste caso dá suporte às pessoas.
Pontos de Atenção:
- O colaborador é responsável pela tarefa e o líder compartilha opiniões sobre o processo de execução da tarefa. O liderado decide como vai fazer pois ele é o responsável por entregar o resultado.
- Geralmente adotado quando os liderados possuem média maturidade (estágio 3).
- Estágio também chamado de “Integração”, onde é necessário aprender a colaborar uns com os outros, responsabilizar-se e ganhar confiança.
- O objetivo é ajudar a equipe (em estágio 3), a desenvolver a coesão.
Estágio 4: Delegação
Os líderes delegam a maior parte da responsabilidade ao grupo. Eles monitoram o progresso, mas estão menos envolvidos na tomada de decisões.
Nesse estágio os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com a execução das tarefas.
O líder mantém um contato com pouca necessidade de supervisão ou apoio, mas é claro, faz um acompanhamento como é normal no seu papel.
Colaboradores neste estágio podem tomar decisões pois tem maturidade para isso.
Maturidade 4:
Os colaboradores têm vastos conhecimentos sobre as atividades e estão altamente motivados para fazer o que lhe é solicitado. Possuem autonomia e a confiança da liderança.
Pontos de Atenção:
- Toda a responsabilidade pela execução das tarefas é passada para o liderado ou equipe, o líder apenas monitora o progresso e aceita/rejeita os resultados.
- Geralmente adotado quando os liderados possuem alta maturidade (estágio 4).
- Estilo também chamado de “Validação”, onde pessoas neste estágio nutrem sentimentos positivos em relação uns aos outros e às suas realizações.
- O objetivo é ajudar a equipe (em estágio 4), a sustentar o alto desempenho.
8 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- O estilo situacional é importante para compreender a evolução na maturidade do time com o tempo e a forma como o líder precisa também evoluir e adaptar seu foco à medida que o tempo passa.
- O SLII® é uma boa ferramenta para ajudar nos processos de como melhor direcionar a deleção de atividades e identificar em que estágio estão os colaboradores do seu time.
- O líder deve se adaptar diante das situações considerando a maturidade das pessoas e o estágio que cada um se encontra. Esteja aberto a mudanças.
- Identifique em qual estágio você enquadraria cada colaborador que está no seu time.
- Tenha clareza das atividades e processos que envolvem seu time. Se você não tiver isso claro, seu time também não terá.
- Mapeie e desenhe os processos ou o passo a passo das principais atividades, isso ajuda a treinar as pessoas e faz com que o conhecimento não esteja apenas na cabeça de poucos do time.
- A forma de falar, apoiar ou suportar com alguém na maturidade 4 é diferente da maturidade 1 por exemplo.
- As pessoas evoluem nos 4 estágios em velocidades e aspectos diferentes. Esteja atento ao progresso da maturidade do seu time e se adapte como liderança.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A157