Quais são principais dilemas profissionais?

“A empatia e as habilidades sociais são inteligência social, a parte interpessoal da inteligência emocional. Por isso se parecem.” (Daniel Goleman)

Habilidades sociais nos são exigidas quando nos deparamos com situações onde precisamos agir, ou seja, tomar uma ação ou nos relacionar.

A partir disso, adaptado da pesquisa realizada por Del Prette e Del Prette (2002), a lista a seguir consolida uma relação de 40 situações profissionais que podem ser vividas por diferentes pessoas em uma empresa ou time.

Em todas as situações, há necessidade dos participantes demonstrarem alguma habilidade social para:

  • (1) Não tomarem ação nenhuma (saber dizer “não” ou “não agir” também requerem habilidades sociais);
  • (2) Ter iniciativa e fazer a ação;
  • (3) Ter iniciativa e fazer a ação com consciência do aperfeiçoamento necessário sobre como a esta ação é executada (requer autoconhecimento e autoconsciência).

Líderes e colaboradores que têm iniciativa de realização das ações, mas com consciência de onde podem evoluir (3), conseguem gradualmente se desenvolver e se aprimorar.

Em (1), no caso de saber dizer “não” ou “não agir”, o erro ou a perda de oportunidades em não fazer algo também pode levar a um aprendizado rápido.

Já profissionais que não têm iniciativa nenhuma sem perceber seus erros ou perdas de oportunidade (1) ou que simplesmente agem sem consciência de aprimoramento (2), podem levar mais tempo para se desenvolver.

Situações profissionais

Situações de grupo que envolvem habilidades sociais no ambiente profissional:

  1. Recusar o pedido de algum colaborador da empresa, do próprio time ou superior.
  2. Expressar desagrado com alguém da empresa.
  3. Pedir ajuda para alguém da empresa, do próprio time ou superior.
  4. Pedir a mudança de comportamento de algum colaborador.
  5. Pedir desculpas por alguma falha, erro ou situação indesejada.
  6. Demonstrar espírito esportivo com as pessoas.
  7. Mediar conflitos entre colaboradores da empresa ou do time.
  8. Negociar e convencer pessoas sobre algo.
  9. Oferecer ajuda para alguém.
  10. Propor algo que possa fazer o time descontrair e desopilar.
  11. Juntar-se a um grupo para descontrair.
  12. Perguntar o porquê (questionar), das coisas.
  13. Responder a perguntas da liderança.
  14. Fazer perguntas ao líder.
  15. Aceitar gozações e brincadeiras sobre a sua pessoa.
  16. Conviver com uma liderança autoritária.
  17. Agradecer um elogio que lhe foi dado.
  18. Resistir à pressão de uma situação na empresa.
  19. Consolar algum colaborador da empresa ou do time.
  20. Elogiar o trabalho, atitude ou comportamento de alguém da empresa ou do time.
  21. Defender-se de acusações injustas sobre você.
  22. Pedir uma folga.
  23. Ter que pedir mais prazo para concluir uma atividade.
  24. Procurar seu superior para dizer que tem um problema (de qualquer tipo).
  25. Defender algum colaborador ou alguém do seu time.
  26. Reclamar de algum colega de trabalho para alguém superior.
  27. Dizer NÃO para o dono da empresa ou presidente.
  28. Dizer SIM para o dono da empresa ou presidente mesmo que você saiba que este pedido irá prejudicar a atividade que seu superior imediato lhe pediu.
  29. Receber um NÃO sobre algo que você deseja muito.
  30. Fazer uma ligação ou contato indesejado com alguém.
  31. Aceitar um feedback negativo ou construtivo.
  32. Dizer NÃO para o cliente.
  33. Ser excluído pelo próprio grupo que você faz parte na empresa.
  34. Renegociar uma data que você tenha se comprometido.
  35. Dizer SIM para algo que você não se sente seguro.
  36. Aceitar bem a negacão de uma promoção que não foi dada a você e sim ao seu colega.
  37. Pedir um aumento de salário.
  38. Escalar o seu superior direto procurando alguém acima dele para tratar uma situação.
  39. Rejeitar participar de conversas ou panelinhas negativas onde o assunto é falar mal de alguém ou da empresa.
  40. Corrigir a atitude ou comportamento negativo de um colega que fala mal de outro ou da empresa.

A partir desta relação de situações, faça sua avaliação sobre quais pontos você:

  • Entende que possui habilidades sociais suficientemente desenvolvidas para executá-las;
  • Entende que executaria a ação mas com pontos de aperfeiçoamento em suas habilidades sociais e;
  • Entende que não se sente seguro para executar a ação no seu ambiente de trabalho. Tende entender o porquê.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A164