“Feedback não é bronca; Feedback é a ‘Arte de Educar’.” (Sergio Ricardo)
“Apoiar uma cultura em que há feedback sincero, construtivo e compromissado é viver com ousadia. Isso vale para empresas, escolas e famílias.” (Brené Brown)
Ter clareza do propósito do feedback e compreendê-lo como parte de uma cultura do time ou da empresa é fundamental para que ele ocorra de forma saudável na organização.
Propósito do feedback
Compreenda o Feedback como uma forma de ajustar a rota ou acelerar em direção ao resultado, propósito ou desafio que o time precisa entregar/atingir.
Não existe feedback bom (+) ou ruim (-). Desconstrua esses dois nomes.
Há feedbacks:
- Evolutivos (+): melhorar algo que já vem sendo feito adequadamente;
- Construtivos (-): corrigir algo que seja importante para a pessoa, para o time, para empresa ou para o atingimento dos resultados.
Tendo em vista que há um resultado que o time precisa atingir, e que há também uma jornada em que as pessoas vivem para que o resultado seja entregue, há dois caminhos para o feedback:
- ACELERAR NA JORNADA: dar um feedback evolutivo para que você a pessoa faça melhor o que já faz muito bem, ou seja, é um aperfeiçoamento do profissional. Significa acelerar em direção ao atingimento do seu resultado.
- AJUSTAR ROTA NA JORNADA: dar um feedback construtivo para corrigir algum ponto e voltar ao caminho natural que leva a pessoa para algo que é benéfico para ela e para a empresa de forma geral. Significa corrigir a direção para atingir o resultado.
Cultura do feedback
O Feedback deve acontecer como parte da cultura do time.
Feedback deve ser algo normal na sua empresa ou time estando as pessoas abertas, sentindo-se bem e seguras tanto para dar como para receber.
Você não precisa dizer para ninguém que quer dar um feedback a pessoa. Ele pode e deve ser parte de uma conversa normal que você esteja fazendo, exceto nos casos onde o assunto for algo mais sério ou crítico.
Estimule conversas construtivas com seu time onde as pessoas possam contribuir com a evolução umas das outras (inclusive com o líder), isto é feedback como parte da cultura.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A181