Exemplo de feedback construtivo: aprenda a fazer

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” (Sêneca)

“A necessidade tira a capacidade de decidir.” (Sêneca)

Feedbacks construtivos são aqueles onde tipicamente chamamos atenção do colaborador sobre algum ponto negativo, algo não saiu como o esperado ou situação em que seus comportamentos e atitudes precisam mudar para o bem maior coletivo.

Chamar um profissional para conversar e fazer uma introdução para a conversa de feedback construtivo é um desafio grande para muitas pessoas.

Para resolver essa dificuldade, recomendo a utilização de uma forma simplificada de introdução da conversa com 6 passos básicos que podem ser ajustados e expandidos de acordo com cada situação:

  • Passo 1: Identificação
  • Passo 2: Convite
  • Passo 3: Reconhecimento
  • Passo 4: Situação
  • Passo 5: Rapport Situacional
  • Passo 6: Ajuda

(Passo 1 – IDENTIFICAÇÃO)
Chame o colaborador pelo nome ao se referir a ele.

(Passo 2 – CONVITE)
Convide o colaborador para uma conversa (no privado), seja um café, sala de reunião ou chamada por vídeo.

(Passo 3 – RECONHECIMENTO)
Traga um aspecto positivo do profissional no seu dia a dia (se houver).

(Passo 4 – SITUAÇÃO)
Conecte a situação do feedback construtivo a ser dado.

(Passo 5 – RAPPORT SITUACIONAL)
Gere empatia contando rapidamente um caso seu onde houve situação similar.

(Passo 6 – AJUDA)
Feche a introdução perguntando como pode ajudá-lo abrindo espaço para o colaborador falar.

Sendo assi

m, um resumo dos seis passos seria:

Exemplo prático de uma introdução ao feedback construtivo

Conversa completa:

Paulo, eu preciso conversar contigo um pouquinho… vamos ali tomar um café?

Sempre que eu vejo que você está focado, o resultado do teu trabalho é muito bom, vejo que você consegue atingir todos teus objetivos. Porém, ultimamente tenho visto que teu rendimento tem diminuído e isso acontece quando estamos perto da data de entrega final para o cliente.

No passado, eu já passei por essa situação quando eu trabalhava noutra empresa, onde via que meu rendimento diminuía próximo da entrega final do projeto pois eu acabava ficando muito preocupado com uma série de coisas e isto não me fazia bem. Tive situações que até mesmo meus colegas confundiram isto com não estar tão engajado e isto me prejudicou.

Sendo assim, gostaria de saber se você precisa de ajuda? Tem algo que eu possa fazer por ti?

Passo a passo explicado da conversa

(Passo 1 – IDENTIFICAÇÃO)
Chame o colaborador pelo nome dizendo que precisa falar com ele(a):

Paulo, eu preciso conversar contigo um pouquinho…

(Passo 2 – CONVITE)
Esteja em um lugar apenas vocês dois se estiverem fisicamente em um escritório por exemplo. Se desloque para lá falando algum quebra gelo com a pessoa, algo para deixá-la mais a vontade. Se estiver em home office, agende uma call e inicie a conversa com um quebra gelo também:

…vamos ali tomar um café?

(Passo 3 – RECONHECIMENTO)
Fale algo bom sobre os resultados, atitudes ou comportamentos do trabalho do(a) colaborador:

Sempre que eu vejo que você está focado, o resultado do teu trabalho é muito bom, vejo que você consegue atingir todos teus objetivos.

(Passo 4 – SITUAÇÃO)
Traga agora o ponto que você quer chamar atenção dele(a). Fale do problema e da situação específica onde o problema ocorre:

Porém, ultimamente tenho visto que teu rendimento tem diminuído (PROBLEMA) e isso acontece quando estamos perto da data de entrega final para o cliente (SITUAÇÃO ESPECÍFICA).

(Passo 5 – RAPPORT SITUACIONAL)
Fale uma situação sua do passado (que seja o mais similar possível com o caso que quer chamar atenção do colaborador), exemplificando que isso já aconteceu com você também tendo como consequência resultados não tão desejados:

No passado, eu já passei por essa situação quando eu trabalhava noutra empresa, onde via que meu rendimento diminuía próximo da entrega final do projeto pois eu acabava ficando muito preocupado com uma série de coisas e isto não me fazia bem. Tive situações que até mesmo meus colegas confundiram isto com não estar tão engajado e isto me prejudicou.

(Passo 6 – AJUDA)
Feche agora fazendo uma pergunta sobre como você pode ajudá-lo(a):

Sendo assim, gostaria de saber se você precisa de ajuda? Tem algo que eu possa fazer por ti?

A partir deste ponto tenha a conversa e ouça atentamente a pessoa tentando compreender o que está acontecendo. Veja genuinamente como pode ajudá-la com alguma situação ou se realmente a pessoa não está comprometida com o seu trabalho.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A185