“Reduza as exigências, e faça educadamente pedidos.” (Ale Villela)
“Ao exigir perfeição de alguém, tem que se tomar por base que você é tão perfeito quanto a sua própria exigência, pois se assim não for, é apenas por sua alta recreação.” (Swami Paatra Shankara)
No princípio 4 da Comunicação Não Violenta (CNV) deve ocorrer a distinção entre pedidos e exigências ou ameaças.
Quando você se comunicar com alguém e precisar de algo, peça educadamente e conecte os três primeiros princípios no formato de um pedido, não de uma exigência ou ameaça.
Para a CNV, quanto mais conexão conseguirmos estabelecer com uma pessoa ou com um grupo, fazendo uso da observação (princípio 1), dos sentimentos (princípio 2) e das necessidades (princípio 3), maior será a vontade da outra pessoa em colaborar de forma espontânea para resolver algum problema ou mudar algum comportamento.
Segundo o psicólogo Marshall Rosenberg:
“Um pedido é recebido como uma ordem quando a outra pessoa acredita que será punida ou culpada se não fizer o que foi pedido. Quando uma pessoa escuta uma ordem, ela tem apenas duas opções: submeter-se ou rebelar-se. Nessas opções, os pedidos são compreendidos como uma coerção e a capacidade de cooperar é drasticamente reduzida. Quanto mais ordem as pessoas escutam, menos elas querem ficar no entorno de onde vêm as ordens.” (Marshall Rosenberg)
Perceba que nas duas frases abaixo a diferença de uma exigência ou ameaça e de um pedido a partir dos princípios da CNV.
AMEAÇA ou EXIGÊNCIA:
“O Fulano, pela terceira vez, não apresentou os relatórios no prazo determinado. Foram encontrados dois erros de ortografia no texto. Pela terceira semana consecutiva se atrasou para a reunião de coordenação de grupos. Eu fico surpreso/a negativamente com isso, me sinto frustrado/a e cansado/a de já ter repetido a mesma orientação mais de três vezes. Para mim, atenção, eficiência, compromisso e comunicação são importantes em uma relação de trabalho. Eu quero que você vá agora corrigir isso, caso queira manter este emprego!” (Fonte: GPTW)
PEDIDO:
“Fulano, pela terceira vez, não apresentou os relatórios no prazo determinado. Foram encontrados dois erros de ortografia no texto. Pela terceira semana consecutiva se atrasou para a reunião de coordenação de grupos. Eu fico surpreso/a negativamente com isso, me sinto frustrado/a e cansado/a de já ter repetido a mesma orientação mais de três vezes. Para mim, atenção, eficiência, compromisso e comunicação são importantes em uma relação de trabalho. Eu gostaria de saber o que está acontecendo, como podemos mudar esta situação? É importante que você revise os textos mais de uma vez antes de me entregá-los.” (Fonte: GPTW)
3 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- Seja específico e solicite (baseado em questões e ações concretas), o que você quer da outra pessoa.
- Utilize uma linguagem positiva e afirmativa ao fazer o pedido.
- Evite frases abstratas, ambíguas, vagas ou que você precise fazer muitas explicações.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A211