“Um sorriso não custa nada e é o meio mais eficaz de comunicação entre duas pessoas.” (Valdeci Nogueira)
A comunicação não verbal se dá essencialmente através das expressões corporais.
Uma expressão corporal pode transmitir sentimentos, pensamentos e percepções.
Por meio do corpo, outras pessoas podem perceber se estamos nervosos, cansados, com raiva, preocupados, felizes, ansiosos, tristes e um conjunto quase infinito de sentimentos e sensações.
Tudo é comunicação e somos capazes de absorver praticamente tudo sem que nenhuma palavra seja dita ou que necessariamente tenhamos que estar fisicamente próximos da outra pessoa.
O tom de voz, o movimento do corpo, a expressão facial, tudo comunica.
As funções da comunicação não verbal
Na prática, a comunicação não verbal pode ser utilizada sozinha ou combinada com a comunicação verbal.
Sendo assim suas principais funções podem ser de:
- Substituição: usada no lugar da comunicação verbal, ou seja, ela por si só transmitindo mensagens completas sem a necessidade de se utilizar a voz.
- Complementação: usada em adição e combinada com a voz, ou seja, complementando o que está sendo dito. Palavras podem emitir parte da mensagem, enquanto as expressões corporais complementam a outra parte da mensagem.
- Repetição ou Ênfase: usada para enfatizar e destacar o que está sendo falado verbalmente, reforçando a mensagem para que a outra pessoa aumente sua compreensão e não tenha dúvidas sobre ela.
- Regulação: usada para influenciar o discurso verbal, como por exemplo o uso de gestos para indicar pausas ou dar algum tipo de ênfase no silêncio durante a comunicação.
- Contradição: usada quando se quer transmitir uma dupla comunicação de forma proposital, ou seja, a boca pode estar falando uma coisa, mas você usa a comunicação não verbal para dizer outra. Nestes casos, o receptor ou pessoa na qual você está comunicando aceitará como verdade a mensagem emitida pela comunicação não verbal ao invés do que você está dizendo.
O uso das 4 diferentes funções pode variar de acordo com a mensagem que você quer transmitir, situação e contexto no qual você está envolvido.
Não há uma regra geral a ser seguida quando você transmite mensagens para as outras pessoas.
Já quando você está como receptor de mensagens, esteja atendo tanto com a comunicação verbal quanto com a comunicação não verbal e suas 4 diferentes funções e aplicações.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A212