Este Artigo é um resumo da aula de Autoconhecimento e Liderança chamada “Fatos ou opiniões?.”, disponível em vídeo aos alunos. Clique aqui para SABER MAIS.
Há líderes que se deixam levar pelos outros e lideram por opiniões e outros que procuram compreender as coisas através de fatos, ou seja, com mais profundidade e menos superficialidade.
Fatos são baseados em dados, ou seja, são informações reunidas provenientes de algo concreto ou com muita experimentação por um grupo de pessoas.
Opiniões são maneiras de pensar, são julgamentos, são realidades baseadas em paradigmas únicos de uma pessoa, é um parecer de alguém.
Perceba que muito do que a mídia divulga ser informação, são opiniões de determinadas pessoas com objetivo de influenciar as demais.
Nem tudo que escutamos de grandes personalidades ou pessoas da mídia são realmente fatos ou verdades.
É absolutamente comum as pessoas tomarem como verdade absoluta a opinião de determinadas pessoas, principalmente as mais presentes na mídia e carismáticas.
“Se o fulano disse, então é verdade”.
Procuramos acreditar mais em quem mais confiamos pois alias, “ele(a) não ia me mentir”.
Tome cuidado também com os livros. Qualquer pessoa atualmente pode escrever um livro e publicar muito facilmente, sendo assim, nem tudo que você lê e aprende pode necessariamente ser algo verdadeiro e sim, um conjunto de opiniões de pessoas com pouca propriedade no que falam.
5 Recomendações e reflexões que todo Líder precisa saber sobre este conteúdo:
- Dentro da empresa, esteja atento à informação que chega até você, são fatos ou opiniões? Quando um colaborador chega até você dizendo que tem um grande problema acontecendo, é um problema real (fato) ou não é (opinião que possa ser)?
- Seja crítico ao ouvir a informação que chega até você. Entenda por você mesmo se ela é verídica. Se preciso, aprofunde e converse com outras pessoas.
- Quando ouvir algo de alguém compreenda de quem veio, ou seja, quem é a pessoa que disse o que foi dito. Avalie o histórico dessa pessoa, se ela é coerente, íntegra e de confiança.
- Na empresa, por mais que você confie muito em algumas pessoas, eventualmente faça o que eu chamo de Double Check… verifique com seus próprios olhos o que lhe foi dito. Por exemplo, se alguém disser que um determinado cliente está muito satisfeito ou incomodado, ligue para o cliente e converse com ele para garantir a veracidade.
- Não “coma sempre na mão dos outros”, ou seja, não acredite em tudo que você vê nem coloque as suas “verdades” ou seus “paradigmas” na frente dos fatos.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A004
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