Quais são os 5 estágios de aprendizagem dos líderes?

Este POST um resumo da aula de Educação e Liderança chamada “Os 5 estágios de aprendizagem.”, disponível em vídeo aos alunos. Clique aqui para SABER MAIS.

Conhecer os diferentes estágios de aprendizagem da nossa mente é crucial tanto para formação de líderes, como para compreensão do aprendizado de colaboradores.

Sócrates certa vez disse:

“Só sei que nada sei.” (Sócrates)

Os 4 estágios de aprendizagem

Existem quatro estágios de aprendizagem segundo William Smiley Howell (1982) que são os seguintes:

  1. Incompetência Inconsciente (II): é o estágio em que você nem percebe que não possui uma competência específica. Você nem sabe da existência dessa competência.
  2. Incompetência Consciente (IC): ocorre quando você sabe que quer aprender a fazer algo, mas é incompetente para fazê-lo. Você tomou conhecimento de algo, mas ainda não sabe.
  3. Competência Consciente (CC): ocorre quando você pode realizar essa tarefa específica e está muito consciente de tudo o que faz. Você tem conhecimento e sabe fazer.
  4. Competência Inconsciente (CI): ocorre quando você finalmente a domina e nem pensa no que tem que fazer, como quando aprendeu a andar de bicicleta com muito sucesso. Você faz automaticamente, sem pensar.

“Incompetência inconsciente – este é o estágio em que você nem mesmo está ciente de que não tem uma competência específica. Incompetência consciente – é quando você sabe que quer aprender a fazer algo, mas é incompetente para fazê-lo. Competência consciente – é quando você pode realizar essa tarefa específica, mas está muito consciente de tudo o que faz. Competência inconsciente – é quando você finalmente a domina e nem pensa no que tem, como quando aprendeu a andar de bicicleta muito sucesso” (Howell, 1982, p.29-33)

O quinto estágio foi identificado posteriormente…

Se não há VONTADE, não há aprendizado.

Vamos compreender em detalhes as características dos 4 estágios mais um quinto estágio adicional.

Estágio 1: Incompetência Inconsciente (II)

  • “Eu não sei que não sei.”
  • Estou em uma Zona de CONFORTO.
  • Vivo na IGNOR NCIA sobre certos assuntos e não tenho a menor ideia de que eles existem.
  • As pessoas neste estágio têm uma consciência baixa ou inexistente da necessidade ou relevância de aprender algo.
  • Até que a consciência seja despertada, você permanecerá em um estado de desconhecimento, ou seja, ignorância.
  • Somos ignorantes sobre uma série de coisas neste mundo e estamos “bem”.
  • Muitos sábios da humanidade nos ensinaram que é a ignorância que nos leva ao sofrimento.

Estágio 2: Incompetência Consciente (IC)

  • “Eu sei que não sei.”
  • Sinto INSEGURANÇA pois agora sei que certos assuntos existem mas ainda não sei nada sobre eles, não tenho domínio.
  • Começo a ganhar mais INFORMAÇÃO sobre as coisas e isso me leva a vontade de aprofundar para aprender.
  • Uma área de deficiência torna-se aparente e uma pessoa percebe que há algo sobre o qual não sabe.
  • Se saber mais aumentaria sua eficiência, sendo assim, você pode tomar a decisão de melhorar e se comprometer a aprender.
  • Sem a vontade de mudar e aprender, você permanecerá em um estado de incompetência consciente.
  • Saber que você não sabe algo vai te incomodar mais do que a ignorância pois, no estágio anterior, você nem pensava sobre isso.

Estágio 3: Competência Consciente (CC)

  • “Eu sei que eu sei.”
  • Tenho CONFIANÇA em mim mesmo pois agora eu sei que eu já sei. Tenho muito a aprender, mas também sei que isso virá com o tempo.
  • O APRENDIZADO é contínuo.
  • Você aprende as coisas que não sabe.
  • Você aperfeiçoa as coisas que já sabe.
  • Você aplica na PRÁTICA o que aprendeu.
  • Você pode usar novas habilidades e conhecimentos sem ajuda de outros.
  • A concentração intencional, pode ser necessária para fazer as atividades.
  • Você faz, mas pensa cuidadosamente no que está fazendo.
  • Você sabe que não sabe tudo.

Estágio 4: Competência Inconsciente (UC)

  • “Eu sei sem pensar.”
  • Tenho SEGURANÇA em mim mesmo.
  • Entro no PILOTO AUTOMÁTICO e faço as coisas que aprendi sem pensar, como por exemplo falar meu nome, amarrar os tênis, andar de bicicleta, dirigir um carro, etc.
  • Tudo o que foi aprendido foi assimilado profundamente e tornou-se automático e inconsciente.
  • A prática contínua no mundo real faz com que a ação e a execução se tornem totalmente integradas a você.
  • Nesse estágio você é muito competente e eficiente no que faz e o gasto energético para fazer é menor.
  • Você geralmente não amplifica problemas e tem mais inteligência emocional para lidar com situações relacionadas ao que você faz automaticamente.
  • Apesar do automatismo, você deve manter-se sempre em estado de aprendiz.

Um quinto estágio foi definido posteriormente e te coloca em uma posição de mestre na competência que executa.

Estágio 5 (MESTRE) – Competência Reflexiva (CR)

  • “Eu sei muito e incansavelmente quero melhorar.”
  • Neste estágio você se torna um mestre na competência porque:
  • Você sempre está buscando uma forma de melhorá-la.
  • Você sempre está buscando formas de refinar sua forma de fazer.
  • Você ensina essa competência para outras pessoas e ama fazer isso.
  • Você quer continuar sempre estudando e se aperfeiçoando.

Existem sete fatores que influenciam a retenção do conhecimento e aprendizado:

  • Vontade: o seu interesse e motivação;
  • Repetição do que foi aprendido (revisar, reler, rever, etc.);
  • Associação com imagens ou outras coisas;
  • Utilização de vários canais (áudios, imagens, vídeos, filmes, etc.);
  • Execução na vida real, na prática;
  • Refletir sobre o que aprendeu;
  • Educação: ensinar outras pessoas.

Visão completa dos 5 estágios de aprendizagem da liderança

A visão abaixo consolida os 5 estágios de aprendizagem fundamental para líderes e colaboradores.

Quanto mais fatores você utilizar, maior será o seu conhecimento sobre determinado tema.

14 Recomendações e reflexões que todo Líder precisa saber sobre este conteúdo:

  1. A realidade é muito mais ampla do que concebemos, é infinita. Há coisas que não conseguimos nem imaginar que não sabemos.
  2. Ninguém nunca vai saber tudo sobre determinado assunto, há sempre algo sendo criado, descoberto ou inventado.
  3. Esteja aberto a aprender com os outros sempre.
  4. Não é porque você é líder que sabe mais que os demais, muito pelo contrário.
  5. Os paradigmas que possuímos influenciam demais o conhecimento que temos acerca da realidade que vivemos.
  6. Quanto mais você repetir as coisas (na prática), mais segurança você terá, fruto da competência inconsciente que você já possui ou que está se formando.
  7. O aprendizado de liderança e gestão (assim como qualquer outra área), dar-se-á na transição dos estágios 1 a 5 em diferentes temas que compreendem este universo de conhecimento.
  8. Um aprendiz em liderança navega entre os estágios 1, 2 e 3.
  9. Um bom líder é aquele que navega entre os estágios 3 e 4.
  10. Um excelente líder navega entre os estágios 3, 4 e 5.
  11. Todos os líderes (não importa sua experiência), sempre estarão no estádio 3 caracterizado pelo APRENDIZADO.
  12. A repetição é a grande chave do aprendizado. Quando você, por exemplo, termina de ler um livro você muda. Quando repetir e ler ele novamente, encontrará coisas diferentes do que você anteriormente leu. O livro é o mesmo, mas você mudou.
  13. Entenda todo o aprendizado como um processo gradual e contínuo.
  14. Para você ser bom em algo, você precisa estar envolvido emocionalmente com o que deseja. Ex.: Aquiles (Ilíada/Homero)

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Aula #A007


Quer assistir a aula completa deste conteúdo?

Clique aqui ou toque no print para SABER MAIS.

Print da Aula Gravada.