Autoconsciência e liderança: qual a conexão?

“A autoconsciência – frequentemente ignorada em ambientes empresariais – é o alicerce de todo o resto: sem reconhecermos nossas próprias emoções, não saberemos administrá-las direito e seremos menos capazes de compreendê-las nos outros.” (Daniel Goleman)

A autoconsciência engloba o autoconhecimento e significa ter consciência de si mesmo, ou seja, compreender a nós mesmos como indivíduos e como nos posicionamos como seres humanos no ambiente ao qual vivemos.

A sutil diferença entre autoconhecimento e autoconsciência é que o primeiro é um olhar interior (corpo, mente e espírito) e de como nos relacionamos com os demais. Já o segundo é utilizar o autoconhecimento para ganhar consciência do nosso interior conectando este com o exterior (ambiente profissional, planeta, universo), de forma mais ampla e profunda.

Segundo os psicólogos Shelley Duval e Robert Wicklund, autores da teoria sobre autoconsciência, ela também é uma importante ferramenta de autocontrole.

“Quando focamos nossa atenção em nós mesmos, avaliamos e comparamos nosso comportamento atual com nossos padrões e valores internos. Nós nos tornamos autoconscientes como avaliadores objetivos de nós mesmos.” (Duval e Wicklund)

Já o psicólogo Daniel Goleman coloca a autoconsciência como um dos pilares da Inteligência Emocional. Ele propôs uma definição popular de autoconsciência em seu livro “Inteligência Emocional“ como sendo “conhecer os estados internos, preferências, recursos e intuições”.

A partir dessa definição, fica evidente a necessidade de desenvolver uma capacidade de monitorar nosso mundo interior, nossos pensamentos e emoções, conectando-os com o exterior.

Pessoas autoconscientes tendem a agir conscientemente em vez de reagir instintivamente. Isso faz absoluta diferença na forma como lidamos com as pessoas em nosso dia a dia, algo totalmente atrelado com o controle de nossas emoções: a chamada inteligência emocional.

Conexão da autoconsciência e liderança

Várias pesquisas em todo o mundo já concluíram que a autoconsciência é uma característica determinante e crucial dos líderes de sucesso.

Ter autoconsciência é um dos elementos chave para se fazer uma boa gestão.

Quando o líder se vê claramente, ele se torna mais confiante, seguro e criativo. Toma decisões mais sólidas, constrói relacionamentos mais fortes e se comunica de forma mais eficaz. Fica mais propenso a desenvolver virtudes fundamentais como a prudência, justiça, fortaleza (coragem) e a temperança.

Em um estudo realizado pela Cornell University e a Green Peak Partners envolvendo 72 executivos de empresas públicas e privadas que tiveram receitas de US$50 milhões a US$5 bilhões em determinado período, verificou-se que “a autoconsciência era o mais forte preditor do sucesso geral” desses executivos. A grande maioria tinha a autoconsciência como um fator alto de diferenciação entre as lideranças.

Já os psicólogos Matthew Killingsworth e Daniel T. Gilbert descobriram adicionalmente que quase metade do tempo que vivemos, operamos no “piloto automático”, ou seja, inconscientes do que estamos fazendo ou como nos sentimos. Nossa mente “vagueia” para outros lugares que não seja o aqui e o agora do que estamos fazendo.

“Vaguear” a mente em liderança é totalmente inadmissível pois o líder precisa ter muita autoconsciência de suas ações e da forma como interage com as demais pessoas em seu dia a dia. Se isso não acontecer, a probabilidade de erro é enorme, bem como os impactos resultantes de tal forma de agir.

8 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Ter autoconsciência nos ajuda a compreender os impactos em nós mesmos das ações e reações das pessoas no ambiente de trabalho.
  2. Ter autoconsciência nos ajuda a termos clareza e mantemos o foco nos objetivos que pretendemos atingir e os resultados que precisamos entregar.
  3. Ter autoconsciência nos ajuda a compreender nossos pontos fortes e atributos benéficos necessários para lidar com situações difíceis.
  4. Ter autoconsciência nos ajuda a compreender nossas fraquezas e atributos de desvantagem que nos impedem e impedem os outros de realizar determinadas tarefas.
  5. Ter autoconsciência nos ajuda a compreender o valor das pessoas e das equipes, algo fundamental para todas as lideranças.
  6. Ter autoconsciência nos ajuda a melhorarmos nossa percepção sobre o ambiente onde lideramos.
  7. Ter autoconsciência nos ajuda a melhorarmos nossa capacidade de empatia com os demais.
  8. Ter autoconsciência nos ajuda a melhorarmos a forma como lidamos com nossos medos e situações difíceis no ambiente profissional.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A102