“Não hesite em embarcar em uma aventura, pois a vida pertence àqueles que arriscam.” (Anônimo)
“Procurando pessoas para contratar, você busca três qualidades: integridade, inteligência e energia. E se elas não têm a primeira, as outras duas matarão você.” (Warren Buffett)
“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que fazer.” (Steve Jobs)
Esta aula não tem como objetivo ser uma aula para ensinar contratação de pessoas, mas para levantar alguns pontos chave e melhor avaliar profissionais para embarcar em times de alta performance.
Embarcar as pessoas no time significa definir quem vai fazer parte do time.
Pessoas podem ser selecionadas de dentro da empresa ou fora, através de processos que envolvem atração e seleção.
Embarcar as pessoas no time também envolve verificar a sua equipe atual e tomar decisões sobre quem você mantém no time e quem você substitui.
Fazer um processo de seleção e encontrar bons profissionais está diretamente relacionado com:
- Ter clareza do profissional que você busca e como essa pessoa se complementaria (“encaixa”), com os demais do time;
- O quanto você tem disponível de tempo (prazo), para procurar ou avaliar alguém;
- Com qual profundidade você quer avaliar determinada pessoa;
- Com a sua intuição ao “bater o olho” e dizer: “É essa ele/ela!”.
Todos os 4 elementos são importantes e definidores.
Tenha em mente que o “não tenho tempo” para um bom processo de avaliação AGORA pode lhe custar bem mais caro (retrabalho, +custo, +tempo, +envolvimento de outras pessoas, etc.), lá na frente se verificar que não trouxe a pessoa certa.
Visão da compreensão do profissional
Conhecer alguém mais profundamente passa por compreender:
- A personalidade da pessoa;
- A consciência da pessoa;
- As motivações da pessoa;
- Conhecimentos técnicos e;
- Aspectos gerais sobre o profissional e sua forma de atuação na empresa.
Personalidade, consciência e motivações foram trabalhadas em aulas específicas.
Conhecimentos técnicos podem variar de empresa para empresa, mas recomendo sempre envolver um profissional experiente na função para uma avaliação aprofundada. A lógica é técnico avalia técnico, gestor avalia gestor, e assim por diante. Se você é um líder e precisa avaliar um técnico, busque uma ou duas pessoas do seu time que faça isso por você. Ter mais de uma opinião é altamente recomendado.
Os aspectos gerais sobre o profissional, podem ser traduzidos em questões chave na qual sugiro fortemente aprofundar caso você tenha tempo.
Questões chave para avaliação do profissional
Para a construção e desenvolvimento de times de alta performance, sugiro você utilizar como guia, um conjunto específico de perguntas construídas a partir da experiência de muitos anos contratando e montando times em diferentes contextos e empresas.
Não necessariamente significa que você PRECISA encontrar ótimas respostas em todas as questões em um único profissional, dificilmente você encontrará, mas as perguntas são um norte do que considero importante para aumentar sua probabilidade de sucesso ao embarcar pessoas no seu time.
Sendo assim, durante a conversa ou após a conversa com o profissional, tente responder às seguintes questões:
- A pessoa tem vontade e está realmente afim da oportunidade?
- Qual é a real motivação da pessoa pela oportunidade (dinheiro, conhecimento, autorrealização, etc.)?
- Você consegue atender a real motivação que a pessoa tem pela vaga?
- A pessoa é honesta e íntegra?
- A pessoa é clara ao se comunicar?
- A pessoa parece ser confiante e segura?
- Você percebe que a pessoa tem foco em resultados, mas com excelência (não de qualquer jeito)?
- A pessoa é preocupada com a qualidade no que faz?
- A pessoa gosta e tem habilidade para trabalhar com outras pessoas?
- A pessoa gosta de ensinar os outros e compartilhar conhecimento?
- A pessoa gosta de aprender coisas novas?
- A pessoa está preocupada com o seu autodesenvolvimento e autoconhecimento?
- A pessoa tem conhecimento do negócio (ou da indústria) ao qual você atua e está oferecendo a vaga?
- A pessoa é organizada com as suas coisas e atividades?
- A pessoa procrastina suas coisas?
- A pessoa tem ambição por algo na sua vida?
- A pessoa é uma boa “resolvedora” de conflitos e problemas?
- A pessoa tem conhecimento das técnicas ou ferramentas necessárias para fazer o trabalho (hard skills)?
- A pessoa lida bem com adversidades quando as coisas não saem como ela espera?
- A pessoa se adequaria à cultura da empresa e ao seu time?
- A pessoa tem uma vida equilibrada fora da empresa?
- A pessoa gosta de cuidar e atender clientes?
- A pessoa tem um propósito que está em sintonia com o propósito da empresa?
- A pessoa é feliz fazendo o que faz profissionalmente?
- Como é a pessoa em cada um dos 12 elos de diversidade e equilíbrio? Para qual dos dois lados ela se encaixa?O lado direito ou esquerdo do elo?
Sugiro que você responda essas perguntas objetivas através de uma escala do tipo Likert de 1 a 6, sendo (1) “Discordo totalmente” e (6) “Concordo totalmente”.
Através de uma escala de 6 pontos, você não ficará “em cima do muro” ou com dúvidas se a pessoa está melhor ou pior em cada ponto. Não há ponto intermediário.
De 1 a 3 o profissional estará em um lado indicando que precisa melhorar, e de 4 a 6 o profissional está em um lado indicando que está em um caminho positivo sobre a questão.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A140