Todo time precisa ter um ou mais objetivos a serem atingidos.
Cada objetivo precisa obrigatoriamente ter resultados chave a serem alcançados.
Objetivos (O) e resultados chave (KR), também são conhecidos como OKRs (Objective and Key Results).
OKR é um método ágil utilizado em diferentes organizações de alta performance pois direciona o foco das pessoas para o resultado e não para a tarefa.
Isso significa que não se olha quantidade de tarefas feitas, ou a lógica onde cada colaborador está preocupado apenas com suas tarefas.
A ideia é que o time atinja um resultado dentro de um determinado espaço de tempo. Quanto mais resultado entregue, mais valor agregado.
Definindo Objetivos
Objetivos devem ser qualitativos e inspiradores.
Objetivos devem ser simples, curtos e fáceis de memorizar.
Ele não pode ser complicado de se entender nem deve ser entediante, ou seja, deve haver um desafio exequível por trás de um objetivo.
Todo objetivo para ser alcançado deve exigir das pessoas foco, disciplina e perseverança.
Se o objetivo não der certo um medo em se atingir, ou gerar dúvida se é possível ou não atingi-lo, ele não está bem definido.
Objetivos devem “levantar a barra” do time e precisam ter pelo menos um ou mais resultados chave atrelados.
Quando se cumpre os diferentes resultados chave de um objetivo, se cumpre o objetivo.
Definindo Resultados Chave
Resultados chaves devem ser quantitativos e mensuráveis.
Resultados chaves são metas que o time precisa atingir como fruto de seu trabalho.
Todo resultado chave deve estar atribuído a um objetivo que se pretende atingir.
Enquanto, por exemplo, um objetivo ajuda a responder “para onde” o time ou empresa quer ir, os resultados chave são números que ajudam a responder “como sabemos que estamos chegando lá?”.
Mais exemplos de OKRs
Segue mais alguns exemplos de objetivos e resultados chave extraídos do Blog Coblue:
Objetivo: Ser uma empresa exponencial
Resultados-chave:
KR 1: Alcançar R$ 10 mi de faturamento
KR 2: Atingir 10x de escalabilidade em clientes
KR 3: Ter 70% de share de mercado
Objetivo: Garantir sustentabilidade financeira da empresa
Resultados-chave:
KR 1: Aumentar o faturamento em 20%
KR 2: Reduzir custos operacionais em 20%
KR 3: Reduzir custos em contratação em 10%
Objetivo: Acelerar o crescimento de receita recorrente
Resultados-chave:
KR 1: Entregar R$ 2 milhões em receitas de inscrição
KR 2: Aumentar a receita mensal por assinante para R$ 200
KR 3: Contratar 3 novos vendedores
Objetivo: Oferecer uma experiência incrível de suporte ao cliente
Resultados-chave:
KR 1: Implementar um novo software de apoio ao cliente
KR 2: Ter um tempo médio de resolução de problemas menor que 24 horas
KR 3: Reduzir a abertura de tickets em 10%
Objetivo: Construir uma cultura de engajamento dos colaboradores
Resultados-chave:
KR 1: Atingir nota 9 no índice de engajamento
KR 2: Garantir que todos os colaboradores recebam ao menos 3 feedbacks
KR 3: Realizar 5 atividades filantrópicas sugeridas pelos funcionários
5 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- Use OKRs para medir a geração de valor (a partir dos resultados), não a entrega de tarefas.
- Você pode criar resultados voltados à tarefa se eventualmente você perceber que é necessário no seu time ou empresa. Porém, em times de alta performance, o foco dos resultados sempre se dá através de valor agregado.
- Não defina muitos objetivos para o seu time. Quanto menos objetivos, mais concentração do foco ele vai ter. Usualmente se define de 2 a 3 objetivos a cada ciclo.
- Saibe fazer prioridades para determinar objetivos e resultados chave. Não tem como um time fazer tudo ao mesmo tempo.
- Não mude objetivos e resultados chave a todo momento, isso deixará o time confuso quanto ao que precisa ser feito além de gerar alto nível de retrabalho.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A132