“Objeções são dúvidas não respondidas. Descobrir que dúvidas são essas é o que te garante a certeza da venda.” (Guilherme Machado)
Antes de “vender” o desafio da jornada ao time, você precisa identificar e previamente responder todas as objeções ou dúvidas que o time possa ter.
Objeções são argumentos do time que podem se opor ao desafio que você apresentará.
FONTE: Dicionário Oxford Languages.
Quanto mais objeções ou dúvidas você tiver solucionado e apresentar ao time (antes mesmo deles questionarem), melhor será a compreensão e o engajamento das pessoas quanto a suas ideias.
Tipicamente, as pessoas:
- querem se sentir o mais seguras possíveis;
- querer sair o menos possível da Zona de Conforto;
- querem saber exatamente o que precisam fazer e para quando e;
- querem saber o que vão ganhar em troca se disserem SIM para você.
Faça uma lista das objeções e dúvidas mais prováveis tendo em vista o desafio que irá propor e tenha na ponta da língua as suas respostas.
Se você não tiver as respostas aos questionamentos do time ou ficar em dúvida durante a conversa com eles, certamente as pessoas perceberão e se sentirão inseguras.
Como líder, quanto mais preparado você estiver para o dia que apresentar o desafio ao time, melhor.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A143