Como mapear a situação atual do time com SWOT?

“A sua situação atual não é o seu resultado final.” (William Sanches)

Todo líder precisa compreender a situação atual que se encontra o seu time

Para isto, a Análise SWOT é uma excelente ferramenta que nos dá uma visão clara da realidade e nos direciona para ações que podem ser implementadas visando aproveitar oportunidades e desenvolver oportunidades de melhoria.

SWOT é o acrônimo de Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Mapeamento da situação atual

A análise SWOT é uma ferramenta tipicamente utilizada em planejamentos estratégicos e neste caso, vamos adaptá-la para “bater uma foto” e construir a visão estratégica do time.

Sendo assim, para compreender a situação atual do seu time você vai fazer quatro grandes listas:

  • Listar todas as forças (S) que o seu time possui;
  • Listar todos os pontos fracos (W) ou oportunidades de melhoria que você enxerga que o time necessita;
  • Listar todas as oportunidades (O) que seu time possui tendo em vista suas forças e fatores externos que podem influenciar o time;
  • Listar todas as ameaças (T) que seu time pode sofrer tendo em vista suas fraquezas e fatores externos que podem influenciar o time;

Análise da situação atual

Depois de criar as quatro listas, você vai observar as quatro combinações abaixo seguindo as recomendações especificadas para compreender novos insights e ações a serem estabelecidas:

Forças + Oportunidades
Tire o máximo partido dos pontos fortes do time para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

Forças + Ameaças
Tire o máximo partido dos pontos fortes do time para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

Fraquezas + Oportunidades
Desenvolva estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos do time e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

Fraquezas + Ameaças
Estratégias e ações planejadas para o time devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças identificadas.

Faça uma quinta lista com todos os insights e pensamentos resultantes dessas combinações.

Crie um plano de ação

A partir das cinco listas que você produziu, defina um plano de ação com atividades práticas que você e o seu time devem realizar:

  • Para cada item das listas, verifique se há uma ação prática de melhoria que pode ser realizada.
  • Defina um peso identificando as ações mais urgentes e menos urgentes. O peso pode ser um número que vai de 1 a 5, sendo 1 o mais urgente e 5 o menos urgente.;
  • Ordene todas as ações pelos pesos, das mais urgentes às menos urgentes;
  • Avalie as ações que geram maior retorno ou melhoria com menor custo e em menos tempo;
  • Crie um plano de ação com um responsável por cada atividade e data estimada de finalização;
  • Acompanhe a realização do plano junto ao seu time.

Recomenda-se que pelo menos de 6 em 6 meses esta SWOT seja refeita pelo líder para identificar pontos que foram superados e observar novas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao time.

Fazendo essa análise periódica, inclusive envolvendo o time como parte integrante deste processo de construção da SWOT, você estará fazendo melhoria contínua da estratégia do time, ou seja, algo fundamental em times de alta performance.

Se o time que você está construindo for completamente novo, sugiro que você faça a Análise SWOT depois de 3 meses o time já atuando juntos. Este é um tempo adequado para você conseguir compreender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do grupo.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A136