“Feedback não é bronca; Feedback é a ‘Arte de Educar’ ” (Sergio Ricardo)
“Erro não é fracasso. É a vida te dando um feedback!” (Ricardo Magalhães)
Todo feedback exige que tenhamos o mínimo de preparação para que consigamos fazê-lo de forma adequada.
Da mesma forma, após dar um feedback, o liderado sai com ações a serem trabalhadas e o líder sai com expectativas sobre o que foi conversado.
O trabalho de um líder envolve sempre estar atento ao ambiente para que nunca tenha que chegar no ponto de TER que chamar a atenção de forma mais dura no caso de um feedback construtivo.O líder precisa antecipar-se.
Para isso, segue algumas sugestões:
- Promova encontros pelo menos quinzenais do time para ouví-los como grupo, ou seja, promova um ambiente seguro onde as pessoas possam falar abertamente o que está indo bem e o que pode melhorar.
- Converse com as pessoas periodicamente de forma individual, sem uma pauta definida, para ver como o profissional está e se precisa de algo. Isso gera conexão.
- Crie proximidade e desenvolva bons relacionamentos com o time.
- Quanto mais o seu time confiar em você, menos você precisará chamar atenção das pessoas. Sendo um líder presente e dando abertura, quando houver uma dificuldade, as pessoas irão te procurar.
Antes de dar o feedback
Antes de dar um feedback a algum colaborador, prepare-se e:
- Tenha clareza do contexto, problema, situação, fato ou causa que faz com que você precise dar o feedback.
- Seja específico. Qual é efetivamente o ponto que precisa que seja evoluído ou melhorado?
- Tenha clareza na sua comunicação ao abordar o problema. Seja claro ao falar.
- Dê feedbacks construtivos sempre na individualidade, nunca em público. Falar positivamente de um colaborador em público não é um feedback, é um reconhecimento. Falar negativamente de um colaborador em público é absoluta falta de bom senso, empatia e respeito.
- Saiba ouvir a pessoa, não a interrompa durante sua fala.
- Se coloque à disposição para ajudá-la, mas não faça atividade que cabe a ela.
- Compreenda se a pessoa está passando por alguma dificuldade, se precisa de ajuda ou se efetivamente ela não está mais a fim de colaborar dentro do time.
- Nunca dê um feedback de cabeça quente.
- Tenha algum tipo de registro ou diário de bordo onde anote os pontos que conversaram e quando foi a conversa.
Depois de dar o feedback
Três pontos são chave depois de dar um feedback:
- Nunca perca de vista quando você deu feedbacks formais, com quem, a linha base do assunto e o que combinaram. Você pode usar isto para um acompanhamento, uma avaliação de desempenho ou para verificar recorrência para uma conversa um pouco mais dura, onde tenha que trazer novamente o assunto.
- Perceba a evolução do colaborador no dia a dia, não pelo que os outros te dizem dele, mas pelo que você em primeira pessoa observa. Tenha cuidado para não ficar em “cima da pessoa” sobre esse assunto. Depois do feedback não mude nada na sua rotina como líder, seja natural.
- Se você perceber mudanças, proativamente procure a pessoa e elogie o resultado das suas entregas ou do seu trabalho. Isto irá motivá-lo e a pessoa verá que você está presente.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A183