“A maioria das pessoas não planeja fracassar, mas fracassa por não planejar.” (John L. Beckley)
“Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata.” (Sêneca)
Visão Geral
- Objetivo: definir objetivo, resultados esperados, o que será feito pelo time e quem faz o que para iniciar o ciclo.
- Quando: a cada início de ciclo como sendo a primeira ação do time no ciclo.
- Periodicidade: 1 vez por ciclo.
- Duração máxima sugerida: 2 horas.
- Participantes: todo o time + cliente (se aplicável).
Detalhamento do Encontro
Planejar o ciclo significa determinar qual é o objetivo e os resultados que devem ser entregues pelo time dentro do ciclo, ou seja, dentro do período de tempo que você definiu.
A primeira ação do time em um novo ciclo será o planejamento. Em um time, o planejamento é uma tarefa conjunta de todos do time, não apenas do líder.
O Líder é um facilitador deste processo, é quem apresenta tudo que é esperado pela empresa e quem prioriza as diferentes atividades do grupo.
Caso o time esteja atendendo entregas de um projeto diretamente para um cliente, este obrigatoriamente deve participar do planejamento do ciclo para definir e priorizar o que ele espera que seja entregue pelo time.
O que considerar no Planejamento do Ciclo
No planejamento, cabe ao time compreender a necessidade da empresa e estimar o que dá e o que não dá para fazer dentro do ciclo.
Para isso, deve-se em linhas gerais:
- Compreender quais atividades e ações devem ser realizadas para que o objetivo e resultados do ciclo sejam atingidos;
- Estimar a duração de execução das atividades;
- Definir quem faz o que e quando;
- Definir a estratégia de execução;
- Compreender os riscos envolvidos;
- Ter clareza se o time possui em mãos tudo que precisa para poder trabalhar;
- Compreender se há dependência de pessoas fora do time ou outras empresas, parceiros ou fornecedores;
- Compreender como o líder pode melhor ajudar o time e quais impedimentos iniciais existem para começar o trabalho;
- Se há necessidade de alguma aquisição, compra, etc;
Como recomendação, trabalhe para a cada ciclo diminuir o tempo necessário para uma reunião de planejamento. Idealmente, procure fazer a reunião em no máximo 2 horas.
Registre tudo que ficou acordado ser feito da forma como preferir, documento, post-its, planilha, um KANBAN, enfim, da forma como fizer mais sentido para o seu time.
Saia da reunião com os próximos passos claramente definidos com o time.
Quando a reunião encerrar todos precisam ter clareza do que fazer já logo na sequência. Não pode haver dúvida.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A150