Este POST um resumo da aula de Autoconhecimento e Liderança chamada “Ghost Writers e Copywriters.”, disponível em vídeo aos alunos. Clique aqui para SABER MAIS.
Quem escreveu os Livros que você ama ou os Posts que você lê, são de fato os seus autores? Será que foram eles que escreverem? Tenha cuidado e não se deixe enganar, nem tudo é o que parece.
Conheça quem são e as diferenças entre Ghost Writers e os Copywriters e como isso pode influenciar na sua liderança.
Não se deixe enganar com Ghost Writers
Não necessariamente quem escreve livros são seus verdadeiros autores.
Há muitas pessoas famosas que “escrevem” livros dessa forma para ganhar ainda mais autoridade.
Existe no mundo os chamados Ghost Writers (escritores fantasmas), pessoas que são contratadas (pagas), para escrever livros que depois são assinados por outras pessoas como autores.
Perceba que isso sempre foi utilizado na história e não necessariamente para escrita de livros. Quantos discursos de grandes presidentes ou personalidades foram escritos por outras pessoas onde o crédito vai para que discursou? Inúmeros…
Pessoas se transformam em referência em determinadas áreas de atuação sem nunca terem escrito uma linha dos livros que possuem.
A necessidade de Ghost Writers atualmente é tão grande que virou um grande negócio com alta procura no mercado.
Quem são os Copywriters?
Assim como nos livros existem os Ghost Writers em redes sociais principalmente existem os Copywriters, pessoas especialistas na criação de textos para utilização em Posts, E-Mails ou outras formas de comunicação.
São pessoas especialistas em influência e persuasão e que criam magnetismo em sua forma de escrita, direcionando você a ações específicas por eles requeridas.
Obviamente não é errado ser um copywriter.
É uma profissão atualmente muito bem paga e com toda justiça pois, um bom texto, pode ser o responsável por exemplo, pela decisão de um SIM ou NÃO de um consumidor.
Sendo assim, avalie cuidadosamente quem são as pessoas que você lê e segue. Na prática, não necessariamente ela pode ser a pessoa que você imagina que ela é.
5 Recomendações e reflexões que todo Líder precisa saber sobre este conteúdo:
- Desenvolva o senso crítico e não se deixe levar apenas pelo que você lê, não importa o meio de comunicação.
- Esteja atento quanto a quem são as suas referências, ou seja, as pessoas que te servem de exemplo e te inspiram.
- Desconfie de autores que possuem muitas obras publicadas em um curtíssimo espaço de tempo.
- Compreenda quem são as referências das pessoas que lidera. Você conhecerá muito do seu time a partir das pessoas às quais ele(a) segue.
- Aprenda as técnicas de persuasão e gatilhos mentais utilizados pelos copywriters, eles são extremamente úteis em liderança e gestão.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Aula #A005
Quer assistir a aula completa deste conteúdo?
Clique aqui ou toque no print para SABER MAIS.
