A estratégia de direcionamento da empresa no que tange à Centralização ou a Descentralização é um tema amplo e aplicável a vários contextos na gestão de uma organização.
Não há regra e cada empresa precisa avaliar sua estratégia e o que pretende com ela.
Para compreender o que esta estratégia significa, segue três dos maiores dilemas da gestão no que tange a centralização e descentralização nas organizações.
Estratégia de centralizada ou descentralizada de decisões
No que tange a distribuição de poder para a tomada de decisão na empresa, ela pode se dar com mais ou menos autonomia.
Com menos autonomia das pessoas decidirem (centralizado), a empresa pode ficar mais pesada e burocrática, mas em contrapartida tem um rumo mais controlado ou;
Com mais autonomia para as pessoas decidirem (descentralizado), a empresa pode ficar mais ágil e leve, porém com uma forma de operar que necessita muito que as pessoas tenham maturidade, atitude e autorresponsabilidade.
Estratégia de centralizada ou descentralizada da produção
A estratégia de produção e distribuição pode se dar a partir de um único local ou em diferentes regiões.
Se a estratégia for de centralização você pode reduzir os custos de produção, mas em contrapartida aumentar os custos de distribuição.
Se a estratégia for de descentralização você pode aumentar os custos de produção, mas em contrapartida diminuir os custos de distribuição.
Estratégia de centralizada ou descentralizada de processos operacionais
A estratégia pode dar mais ou menos autonomia para filiais ou unidades quanto a seus processos e operação.
Com o modelo centralizado, as filiais ou unidades da empresa em outras localidades precisam utilizar todos os processos e procedimentos da central (ou matriz), para manter uma padronização de todos os processos de trabalho.
Com o modelo descentralizado, as filiais ou unidades podem trabalhar com mais autonomia na sua forma de operação, considerando processos que podem ser específicos da região e localidade onde se encontram, aproveitando assim, as potencialidades do mercado local.
Pequenas Empresas
Independentemente se a abordagem for centralizado ou descentralizado, é fato que empresas menores e com poucos colaboradores, praticamente tudo acaba ocorrendo de forma centralizada.
A exceção ocorre nos casos da distribuição de atividades para diferentes pessoas, onde as lideranças descentralizam fazendo a delegação de tarefas, prática absolutamente fundamental dentro da gestão de pessoas.
A descentralização passa a ser, portanto, um dilema da gestão à medida que a empresa cresce.
A mudança para a descentralização requer a adaptação não apenas da empresa como dos líderes e gestores da organização.
Cabe à alta gestão definir a melhor estratégia a ser utilizada, tendo em vista a que melhor se adequa a sua realidade naquele momento.
15 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- A centralização e a descentralização seja do que for dependerá sempre do contexto e da estratégia que se busca na prática a ser adotada. A decisão pode sofrer influência de VÁRIOS fatores, não apenas da vontade de uma ou mais pessoas.
- O assunto ou tema em si ao qual se pretende centralizado ou D, tem influência na decisão.
- A estratégia de atuação da empresa, tem influência na decisão.
- A cultura que a empresa possui, tem influência na decisão.
- A forma como o poder é distribuído na empresa, tem influência na decisão.
- Até onde pessoas possuem autonomia ou não para certas coisas, tem influência na decisão.
- O propósito da empresa, tem influência na decisão.
- O grau de formalização que se espera, se mais ou menos burocracia para certas coisas, tem influência na decisão.
- O ambiente que a empresa possui, tem influência na decisão.
- Os resultados que precisam ser obtidos, têm influência na decisão.
- Até que ponto processos precisam ser seguidos de forma padronizada ou especializada, tem influência na decisão.
- O tamanho/porte da empresa, tem influência na decisão.
- Os recursos que a organização possui, tem influência na decisão.
- A tecnologia e sistemas disponíveis, tem influência na decisão.
- Como liderança, você irá se deparar com vários cenários onde terá que tomar decisão de qual será a melhor estratégia a ser adotada. Identifique tudo que pode impactar sua decisão, prós e contras, discuta com outras pessoas e operacionalize.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A071