O que é feedback e qual a sua essência?

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar.” (Mario Sergio Cortella)

“Busque feedback sobre si mesmo. Você precisa ter coragem para pedir feedback. Precisa entender como pode aprender a crescer. É fundamental que você seja um eterno aprendiz.” (Scott Cook)

O feedback é uma ferramenta muito poderosa que tem como objetivo final a melhoria, a reflexão e a evolução das pessoas em um time ou na empresa.

Em resumo, trata-se de uma conversa que pode ser feita:

  • Entre líder e colaborador: quando o assunto for específico de uma pessoa.
  • Entre líder e integrantes do seu time ou grupo: quando o assunto for algum ponto do time ou de determinadas pessoas do time onde haja necessidade de uma conversa coletiva.
  • Entre os próprios colaboradores, sem a presença do líder: quando uma pessoa quer genuinamente ajudar a outra.

Frente a estas três possibilidades, a maior dificuldade das pessoas, principalmente quando estão se desenvolvendo na liderança, é em como dar um feedback construtivo (que tem como essência algo negativo que tenha acontecido), para um colaborador em especial.

Feedbacks tipicamente olham situações passadas, enquanto Feedforwards projetam cenários futuros.

Existem diferentes tipos de feedbacks mas em essência eles podem ser:

  • Evolutivos (+): para transmitir a mensagem de melhorar algo que já vem sendo feito adequadamente;
  • Construtivos (-): para transmitir a mensagem de corrigir algo que seja importante para a pessoa, para o time, para empresa ou para o atingimento dos resultados.

Feedbacks podem e devem ser dados no dia a dia como parte da cultura da empresa, sem a necessidade de conversas formais em salas de reuniões por exemplo, ou em alguns casos tendo uma formalidade, para tratar temas mais delicados ou que requeiram mais tempo em um ambiente apropriado.

Existem inúmeras formas ou técnicas de dar feedbacks.

Sobre os feedbacks:

  • Existirão feedbacks onde a conversa será tranquila.
  • Haverá feedbacks onde o colaborador não vai aceitar o que você está dizendo.
  • Haverá feedbacks em que o colaborador ficará desconfortável e não falará nada.
  • Haverá feedbacks onde você precisará ser mais duro com alguém que você possui excelente relacionamento.
  • Haverá feedbacks onde você está incomodado e gostaria de dizer muita coisa para a pessoa, mas precisa ter inteligência emocional.
  • Entre outros.

Para saber lidar nestes diferentes casos, existem algumas dicas de ouro em feedbacks que estão nas Dicas, Sugestões e Recomendações desta aula.

8 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Concentre-se no comportamento, nas atitudes, na execução das atividades, nos resultados que foram ou não atingidos, nas relações com outros colaboradores, na forma de atendimento, ou seja, nos aspectos profissionais, nunca nos aspectos pessoais.
  2. Feedback não é julgamento. Em feedback você não julga pessoas. Você foca na melhoria, na evolução, na correção de rota, mas sempre voltado a pessoa enquanto alguém que está profissionalmente atuando para entregar resultados.
  3. Seja franco e diga o que precisa ser dito sem fazer “rodeios”, sem ficar “enrolando”. Quanto mais você ficar falando sem chegar ao ponto central do que tem que ser dito, pior será.
  4. Seja transparente e não esconda coisas debaixo do tapete, nunca minta.
  5. Controle suas emoções e não ultrapasse limites onde você passe a demonstrar durante o feedback: raiva, desespero, desprezo, exaltação, etc.
  6. Sempre deixe claro o impacto positivo ou negativo da situação na qual você discutirá no feedback. A pessoa precisa saber a consequência de suas ações na ótica do todo (do time ou empresa), não apenas na sua individualidade.
  7. Para haver a melhora no caso de um feedback construtivo, o colaborador precisa sentir e compreender que fez algo que não devia.
  8. Em um feedback evolutivo, nunca elogie a pessoa em si e sim suas atitudes e resultados. Se você elogia muito a pessoa em si, com o tempo ela pode se achar uma “estrela” e você estará apenas aumentando o ego da pessoa. Se você elogiar atitudes e resultados da pessoa, ela irá repetidamente entregar mais atitudes e resultados positivos, justamente para ganhar de você mais valorização e reconhecimento.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A180