“Bons líderes devem primeiro se tornar bons servidores.” (Robert Greenleaf)
“A liderança deve, em primeiro lugar, atender às necessidades dos outros.” (Robert Greenleaf)
“O líder servidor é um servo em primeiro lugar. Começa com o sentimento natural de que se quer servir, servir primeiro. Então, a escolha consciente, leva a pessoa a aspirar a liderar. Essa pessoa é nitidamente diferente de quem é o líder primeiro…” (Robert Greenleaf)
“Robert K. Greenleaf (1904-1990) foi o fundador do moderno movimento de liderança de Servos e do Greenleaf Center for Servant Leadership. Por 40 anos ele pesquisou gestão, desenvolvimento e educação. O tempo todo, ele sentiu uma suspeita crescente de que o estilo de liderança autoritária centrado no poder, tão proeminente nas instituições dos EUA, não estava funcionando e em 1964 ele se aposentou antecipadamente da AT&T para fundar o Greenleaf Center for Servant Leadership.” (Wikipedia)
O trabalho de Greenleaf sobre Liderança Servidora enfatiza “servir” seus seguidores ou liderados, capacitando-os a viver, se desenvolver e trabalhar em todo o seu potencial.
Um líder servidor compartilha o poder, coloca as necessidades dos funcionários em primeiro lugar, ajuda as pessoas a se desenvolverem e terem o melhor desempenho possível tendo em vista sua maturidade e experiência.
Para Greenleaf o líder servidor deve se concentrar em duas perguntas que são chave:
- “Os liderados crescem como pessoas?”
- “Os liderados, ao serem servidos, tornam-se mais saudáveis, mais sábios, mais livres, mais autônomos e mais propensos a se tornarem servos?”
As 10 principais características da liderança servidora
As 10 principais características da liderança servidora segundo Greenleaf são:
As 10 características significam:
Ouvir:
Necessário para uma comunicação precisa e para demonstrar ativamente o respeito pelos outros.
“Somente um verdadeiro servo natural responde automaticamente a qualquer problema ouvindo primeiro” (Greenleaf, 1970).
Empatia:
Capacidade de projetar mentalmente a própria consciência na de outro indivíduo e sentir o que ele sente.
“O servo sempre aceita e simpatiza, nunca rejeita” (Greenleaf, 1970).
“Os homens ficam mais altos quando aqueles que os lideram têm empatia e quando são aceitos por quem são…” (Greenleaf, 1970).
Cura:
Greenleaf definiu a cura como “fazer todo” (Greenleaf, 1970).
O líder-servo reconhece o desejo humano compartilhado de encontrar a totalidade em si mesmo e apoiar os outros.
Conscientização:
Sem consciência, “nós perdemos oportunidades de liderança” (Greenleaf, 1970).
Persuasão:
O líder servidor eficaz constrói o consenso do grupo por meio de “persuasão suave, mas clara e persistente, e não exerce a obediência do grupo por meio do poder da posição” (Greenleaf, 1970).
“Um novo olhar está sendo dado às questões de poder e autoridade, e as pessoas estão começando a aprender, ainda que hesitantemente, a se relacionar umas com as outras de maneiras menos coercitivas e mais criativas” (Greenleaf, 1970).
Conceituação:
O líder servidor pode “conceber soluções para problemas que não existem atualmente” (Greenleaf, 1970).
Previsão:
“Presciência, ou previsão, é melhor do que a média de adivinhação sobre o que vai acontecer no futuro” (Greenleaf, 1970).
Stewardship:
A negócios, significa uma ética que engloba o planejamento e o gerenciamento responsável dos recursos.
Os stewards ou “trustees” estão “preocupados não apenas com os seguidores individuais dentro da organização, mas também com a organização como um todo, e seu impacto e relacionamento com toda a sociedade” (Greenleaf, 1970).
Compromisso com o crescimento das pessoas:
Demonstração de apreciação e encorajamento dos outros.
“O segredo da construção de instituições é ser capaz de unir uma equipe dessas pessoas, levantando-as para crescer mais do que seriam de outra forma” (Greenleaf, 1970).
Construção de comunidade:
O surgimento das grandes instituições erodiu a comunidade, o pacto social que une os indivíduos na sociedade.
“Tudo o que é necessário para reconstruir a comunidade como uma forma de vida viável… é que líderes servidores suficientes mostrem o caminho” (Greenleaf, 1970).
5 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- É uma referência para mim sobre como o líder deve agir com seus liderados.
- Ao ser aplicado de forma exclusiva (sem combinar com outros estilos de liderança), colhe resultados a médio e longo prazos e, portanto, precisa de tempo para aplicação e compreensão por parte da empresa do seu estilo.
- Se a empresa foca absolutamente o curto prazo, não faz planejamento ou é desorganizada, o modelo de liderança servidora pode não se adequar a realidade necessária na empresa.
- Serve como um modelo para transformar a cultura e o mindset das pessoas.
- Líderes que servem, capacitam e respeitam sua equipe obtêm melhor desempenho e no processo, acabam preparando e formando novos líderes servidores.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A158