“Qualquer um pode ficar zangado. Isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na intensidade correta, no momento adequado, pelos motivos justos e da maneira mais apropriada, isto não é fácil.” (Aristóteles)
Habilidades sociais são um conjunto de comportamentos que nos ajudam a viver de forma saudável, respeitosa, amigável e a promover o bem não apenas de nós mesmos, mas também dos demais.
Desenvolver habilidades sociais nos ajudam a construir relacionamentos e conexões, algo absolutamente fundamental para qualquer ser humano.
As habilidades sociais podem variar dependendo da cultura na qual as pessoas estão submetidas:
“as culturas podem possuir normas e valores diferenciados e, nesse caso, o que é culturalmente aceitável num grupo ou contexto pode ser completamente inaceitável noutro” (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2017b).
Sendo assim, habilidades sociais são todos os comportamentos que temos quando estamos com uma ou mais pessoas, inseridos em determinada cultura.
As habilidades sociais são construídas e desenvolvidas ao longo da nossa vida. Comunicação, por exemplo, é algo essencial desde que nascemos, mas a habilidade de falar em público não é definitivamente uma prioridade para uma criança.
Na infância, adolescência, vida adulta e velhice vamos aprendendo e aprimorando habilidades que, para cada fase, podem ser mais relevantes. Isso acontece naturalmente a partir da necessidade, do convívio, educação e atividades sociais as quais estamos inseridos.
A partir disso, conclui-se que o aprendizado de comportamentos e habilidades sociais é feito gradualmente, não sendo algo fixo ou estático. Podemos modificá-los e aperfeiçoá-los, de acordo com nossas necessidades e o contexto.
Habilidades sociais e liderança
No ambiente profissional, é mandatório que o líder desenvolva e aprimore suas habilidades sociais.
Elas são a via (o caminho), para que as lideranças desenvolvam praticamente tudo que é esperado de suas posições, no que tange às relações interpessoais.
Quando o líder não possui um conjunto diverso habilidades sociais desenvolvidas, ele pode tornar-se isolado do time, com dificuldade de conduzir atividades de colaboração, não consegue expressar afeto, não é empático com as pessoas, pode ter dificuldade de comunicação entre tantos outros aspectos.
Neste caso, para que essa liderança consiga atingir resultados e equilibrar suas carências, acaba por muitas vezes utilizando o seu poder, o medo dos liderados, a sua posição na empresa, entre outros, como forma de conseguir atingir o que precisa.
Da mesma forma, colaboradores ou liderados que não possuem habilidades sociais bem desenvolvidas, tornam-se isolados e com dificuldades de relacionamento interpessoal.
Construir times onde o espírito seja de colaboração e ajuda mútua, torna-se um grande desafio para o líder quando seu time é introvertido e tem carência do desenvolvimento de comportamentos e habilidades sociais.
Torna-se evidente portanto que, na temática de gestão de pessoas, as habilidades sociais têm um papel de destaque dado sua relevância nos contexto não apenas humanos, mas das organizações.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A162