Pilar 3 da inteligência emocional: consciência social

“Quanto mais consciência social você tem, melhor é o trabalho que você faz.” (Ali Wong)

Consciência social é a construção consciente de que nos relacionamos com as pessoas e que esses relacionamentos são chave em nossas vidas.

Ela envolve a compreensão de que existe uma grande diferença entre nossos pensamentos e nossas emoções, bem como os pensamentos e emoções das outras pessoas.

Ter empatia, ou seja, ser capaz de sentir e entender os pontos de vista dos colaboradores levando em conta seus sentimentos, ter consciência organizacional de sobre como a empresa funciona e evolui, bem como atender as necessidades de colaboradores, clientes e parceiros, são determinantes para construção de uma consciência social no ambiente profissional.

Desenvolver esse pilar significa: reconhecer e entender as emoções dos outros compreendendo o contexto organizacional ao qual estamos inseridos.

Compreender o contexto organizacional de uma empresa envolve ganharmos consciência organizacional desta empresa. Para isto, é necessário termos clareza dos fundamentos básicos que formam o alicerce de como uma empresa funciona.

Tendo a consciência social e a consciência organizacional, conseguimos melhor desenvolver nossos serviços, tendo empatia e sabendo compreender as emoções e expectativas de todos os envolvidos.

6 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Empatia é a mais facilmente reconhecida aptidão da inteligência emocional.
  2. Ter empatia não significa tentar agradar a todos e absorver as emoções das outras pessoas.
  3. Ter empatia no ambiente corporativo significa levar em conta os sentimentos dos colaboradores no processo de tomada inteligente de decisões.
  4. A empatia é importante devido ao número cada vez maior de equipes, aumento da globalização e necessidade de reter talentos.
  5. O líder precisa ser capaz de sentir e entender os pontos de vista de todos.
  6. A Mentoria é uma importante aliada para desenvolvimento da empatia e melhora na performance.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A174