Por que desenvolver habilidades sociais para liderar?

“Líder é quem influencia positivamente as pessoas, independente do seu cargo ou posição social.” (João Paulo Pacífico)

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” (Abraham Lincoln)

A partir dos estudos de psicologia de Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette, segue abaixo o conjunto de 10 classes de habilidades sociais que são fundamentais para todas as pessoas.

São elas:

  • Comunicação: saber se expressar de forma adequada, conseguindo transmitir suas ideias com clareza e de forma que o outro interlocutor consiga compreender.
  • Civilidade: conjunto de atos, palavras, gestos ou formalidades que as pessoas adotam para demonstrar respeito mútuo, consideração, boas maneiras, cortesia, etc.
  • Fazer e manter amizade: construir e manter relações de valor e de confiança com outras pessoas às quais temos estima e consideração.
  • Empatia: capacidade de colocar-se no lugar da outra pessoa e não apenas olhar as situações pelos olhos da outra pessoa, mas sentir o que a outra pessoa sentiria ao se colocar no lugar dela.
  • Assertividade: capacidade de fazer uma afirmação, declaração ou conduzir uma ação de forma correta, positiva, ou seja, de acordo com o que é esperado.
  • Expressar solidariedade: demonstrar bondade e generosidade com os demais sem esperar algo em troca ou vantagens por agir desta forma.
  • Manejar conflitos e problemas interpessoais: conseguir mediar, resolver ou facilitar a resolução de problemas entre as pessoas, seja através de conversas individuais ou em grupo.
  • Expressar afeto e intimidade: demonstrar carinho, amor, estima, familiaridade e proximidade com os demais.
  • Coordenar grupos: capacidade de organizar pessoas de forma conjunta para atingir diferentes objetivos. Ordenar = uma pessoa ordena/organiza. Coordenar = construir ordenação/organização conjunta.
  • Falar em público: falar para um conjunto de pessoas publicamente, usualmente combinando os conceitos da oratória (arte do bem dizer) e da retórica (arte da eloquência, do bem argumentar, da palavra).

Relação das classes de habilidades sociais com liderança

Para um bom desempenho como líder, torna-se necessário o desenvolvimento e o aprimoramento das 10 classes de habilidades sociais pesquisadas por Del Prette e Dell Prette. Todas elas, sem exceção, são absolutamente fundamentais.

Adicionalmente às classes apresentadas, cinco outras habilidades sociais também são primordiais para lideranças que precisam atingir resultados em suas organizações:

  • Desenvolver a confiança: capacidade de conseguir demonstrar ser uma pessoa confiável, bem como ganhar a confiança das demais pessoas.
  • Gerir expectativas: proativamente agir no sentido de comunicar ou prover informações para não deixar pessoas desassistidas ou desinformadas frente a algum combinado ou responsabilidade que você possua.
  • Engajar pessoas: capacidade de despertar nas pessoas a vontade de fazer algo na qual elas acreditem, se dediquem com afinco e por desejo próprio, seja em atividades individuais ou em grupo.
  • Motivar pessoas: capacidade de construir nas pessoas uma aceleração e vontade muito intensa por algo. A motivação geralmente é fomentada pela construção de um propósito forte ou pela pessoa receber algo em troca muito desejado, podendo ser: conhecimento, liberdade, valorização, dinheiro, etc.
  • Valorizar e reconhecer pessoas: capacidade de perceber pessoas que se diferenciam quanto aos seus comportamentos, atitudes ou resultados e expressar sua percepção de diferentes formas como: uma conversa positiva individual, uma menção pública, uma promoção, um aumento de salário, uma bonificação, etc.

Somadas essas quatro habilidades sociais às anteriores, fecha-se uma relação de 15 habilidades e comportamentos sociais necessários para verdadeira liderança.

Ter visibilidade e aprimorar gradualmente essas habilidades, torna-se uma algo que deve ser buscado por todas as lideranças que desejam ir além e se diferenciar no mercado.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A163