Por que liderar conectado ao propósito e valores da empresa?

“O segredo do sucesso é a constância do propósito.” (Benjamin Disraeli)

O propósito (ou missão), a visão e os valores são a identidade da empresa, ou seja, os 3 fundamentos que sustentam qual a razão de existência da empresa, para onde ela está indo e como ela é única em sua forma de existir.

Quando uma empresa possui estes 3 pilares claramente definidos, ela estabelece as diretrizes principais da sua cultura organizacional.

Propósito da Empresa

O propósito de uma empresa é a razão da sua existência, é o motivador dela existir.

Produzir um produto ou bater determinada meta financeira anual não é (e não deveria ser), o propósito de uma empresa. Isso é consequência do atingimento dos resultados enquanto a empresa se move na direção do seu propósito.

De acordo com o SEBRAE, “uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social, mas sim, para levar o benefício (do produto ou serviço) ao seu público-alvo”.

Traçando um paralelo com o Círculo Dourado de Simon Sinek, o propósito é a resposta principal que uma empresa precisa dar para a sua pergunta central: POR QUÊ?

Um bom propósito deve ser inspirador e propor desafios a todos da organização, alimentando o engajamento da empresa.

Como a empresa é um ser vivo e tudo muda o tempo todo, o propósito pode ser revisto ao longo do tempo. Porém, recomenda-se que isso seja feito com cautela, dado que mudanças muito frequentes do propósito demonstram que a empresa não tem clareza para onde vai.

Os verdadeiros líderes da empresa “compram” o propósito e são engajados em atingi-lo.

Visão da Empresa

A visão da empresa é onde ele quer chegar em sua jornada, é uma visão geral do caminho ao qual ela quer percorrer ou que a empresa quer se tornar com o tempo.

Na visão, é importante ter o olhar sempre no horizonte, pois as ações de hoje devem estar alinhadas com onde se quer chegar.

Ter visão da empresa ou negócio estabelece os parâmetros que vão nortear a tomada de decisão e sua estratégia de negócio.

Para ter uma visão concreta e que seja um “combustível” para as pessoas, é preciso estabelecer indicadores e metas de curto, médio e longo prazos para um período de 3 a 5 anos.

Esses indicadores e metas devem aparecer no planejamento estratégico da empresa ao qual sugere-se ser feito pelo menos uma vez por ano.

Assim como o propósito, a visão está baseada em fatores de constante mudança e deve ser revista sempre que necessário.

Há casos em que a visão se torna obsoleta em pouco tempo, de acordo com a dinâmica do mercado, em função de novas tecnologias ou processos. Em outros cenários, a visão pode se tornar algo inalcançável, o que pode desestimular tanto líderes como colaboradores.

Valores da Empresa

Os valores são praticamente o DNA da organização, ou seja, é o que direciona o “modo de SER e AGIR únicos”, entre as demais empresas.

São as atitudes e comportamentos esperados por todos os colaboradores e líderes da organização.

É a partir dos valores que as organizações definem quem elas são e alimentam a sua estratégia através das pessoas.

É fundamental que as pessoas da empresa deem o chamado “fit cultural”, ou seja, que tenham valores comuns com a empresa. Dessa forma, cada colaborador carregará de forma natural o DNA que a diferencia.

Se por exemplo, um dos valores de uma empresa for a “disrrupção”, pessoas disruptivas possuem muito maior probabilidade de sucesso e realização nesta empresa do que pessoas que não são disruptivas.

É de vital importância o sucesso da empresa que líderes, colaboradores, parceiros e fornecedores estejam alinhados com os valores da organização.

Se tal alinhamento não existir, certamente a empresa pode não ter o melhor das pessoas as quais se relaciona.

Se a empresa tem como valor a ética, relacionar-se ou contratar pessoas não éticas bate de frente com o que ela acredita.

Este alinhamento leva segurança às pessoas e ajuda a estabelecer relações de confiança entre todos.

7 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Releia o propósito (ou missão), a visão e os valores da empresa que trabalha ou do seu negócio e pergunte-se:
    • Eu acredito no que eu leio?
    • O somatório do propósito, visão e valores da empresa estão em linha com o que eu sou e com a minha jornada pessoal?
  2. São as lideranças que devem transmitir e fomentar a mensagem do propósito, visão e valores da empresa. É fundamental que toda liderança saiba os 3 pontos decor para que assim possa desenvolver seus liderados.
  3. Todas as ações do time devem, em última instância, contribuir para atingir a visão da empresa.
  4. Como um líder, você deve representar através das suas ações e atitudes os valores da empresa.
  5. Quando contratar novos colaboradores na empresa, compreenda o propósito pessoal das pessoas, o que elas buscam para vida delas e quais são os seus principais valores. Essas 3 questões permitirão você ter um pouco mais de clareza sobre o possível “fit cultural” existente com a empresa.
  6. Os valores da empresa podem ser traduzidos quase que como “regras de conduta” aos quais os colaboradores devem seguir e aos quais o líder precisa fomentar aos seus liderados.
  7. Se você é uma liderança e percebe que pessoas não estão agindo de acordo com os valores esperados pela empresa não se omita. Um dos papéis esperados de um líder é justamente que ele represente este DNA e atue como alguém que independente da área preza pelo que a empresa preza. É o que chamamos de “vestir a camisa”.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A033