Quais as funções de um líder?

“Quando se é polivalente (sabe várias funções), o resultado de seu trabalho parece fruto de uma equipe, isto sim é eficiência.” (Almir Silva)

Tendo em vista o que vem a ser liderança e o que vem a ser gestão, ambos possuem estreita relação no que tange o papel do profissional que exerce a liderança dentro da empresa ou organização.

As principais funções de um verdadeiro líder

Na essência, as principais funções de um líder são:

  • desenvolver um propósito e visão;
  • despertar o desejo por algo nas pessoas;
  • mostrar o caminho para as pessoas;
  • conduzir, ensinar e educar as pessoas;
  • respeitar as diferenças entre as pessoas;
  • respeitar as essências das pessoas;
  • construir relações entre as pessoas;
  • desenvolver o interior (seu e de seus liderados);
  • desenvolver o exterior (seu e de seus liderados);
  • valorizar e reconhecer as pessoas;
  • ser um fator de soma às pessoas;
  • atingir o propósito da organização;
  • ser alguém de valor para os demais;
  • dar exemplos às pessoas e;
  • inspirar as pessoas.

As principais funções de um gestor

Na essência, as principais funções de um gestor são todas as funções pertinentes de um verdadeiro líder, mais:

  • definir metas e objetivos;
  • entregar resultados;
  • estabelecer processos;
  • implantar ferramentas;
  • criar métodos;
  • criar planos e estratégias;
  • definir indicadores e medições;
  • definir modelos de operação;
  • garantir produtividade;
  • atender os clientes;
  • garantir as entregas;
  • gerir expectativas;
  • melhorar continuamente.

6 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Ao líder associa-se mais os aspectos humanos, emocionais e de desenvolvimento de relações. Isso é o que se espera de um líder.
  2. O líder deve deixar como marca a transformação positiva que gerou nas pessoas às quais teve contato.
  3. Liderar é conseguir fazer as pessoas evoluírem como seres humanos em direção ao que é verdadeiro e ao que as torna pessoas melhores do que já são. Isso é feito pelo líder através dos seus exemplos diários, seu comportamento e forma que inspira as pessoas.
  4. Ao gestor, associa-se mais os aspectos empresariais, racionais, lógicos e de desenvolvimento de entrega de resultados. Soma-se a isso, todos os conhecimentos, habilidades e atitudes de um líder.
  5. O gestor deve deixar como marca o legado de crescimento, resultados atingidos e criação proporcionada dentro das organizações onde atuou.
  6. A realização do verdadeiro gestor é saber que o fruto do seu trabalho tornou a vida das pessoas melhores e que com isso pôde da mesma forma, ter uma contrapartida da empresa onde pôde melhorar sua própria vida.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A055