“Quando se é polivalente (sabe várias funções), o resultado de seu trabalho parece fruto de uma equipe, isto sim é eficiência.” (Almir Silva)
Tendo em vista o que vem a ser liderança e o que vem a ser gestão, ambos possuem estreita relação no que tange o papel do profissional que exerce a liderança dentro da empresa ou organização.
As principais funções de um verdadeiro líder
Na essência, as principais funções de um líder são:
- desenvolver um propósito e visão;
- despertar o desejo por algo nas pessoas;
- mostrar o caminho para as pessoas;
- conduzir, ensinar e educar as pessoas;
- respeitar as diferenças entre as pessoas;
- respeitar as essências das pessoas;
- construir relações entre as pessoas;
- desenvolver o interior (seu e de seus liderados);
- desenvolver o exterior (seu e de seus liderados);
- valorizar e reconhecer as pessoas;
- ser um fator de soma às pessoas;
- atingir o propósito da organização;
- ser alguém de valor para os demais;
- dar exemplos às pessoas e;
- inspirar as pessoas.
As principais funções de um gestor
Na essência, as principais funções de um gestor são todas as funções pertinentes de um verdadeiro líder, mais:
- definir metas e objetivos;
- entregar resultados;
- estabelecer processos;
- implantar ferramentas;
- criar métodos;
- criar planos e estratégias;
- definir indicadores e medições;
- definir modelos de operação;
- garantir produtividade;
- atender os clientes;
- garantir as entregas;
- gerir expectativas;
- melhorar continuamente.
6 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- Ao líder associa-se mais os aspectos humanos, emocionais e de desenvolvimento de relações. Isso é o que se espera de um líder.
- O líder deve deixar como marca a transformação positiva que gerou nas pessoas às quais teve contato.
- Liderar é conseguir fazer as pessoas evoluírem como seres humanos em direção ao que é verdadeiro e ao que as torna pessoas melhores do que já são. Isso é feito pelo líder através dos seus exemplos diários, seu comportamento e forma que inspira as pessoas.
- Ao gestor, associa-se mais os aspectos empresariais, racionais, lógicos e de desenvolvimento de entrega de resultados. Soma-se a isso, todos os conhecimentos, habilidades e atitudes de um líder.
- O gestor deve deixar como marca o legado de crescimento, resultados atingidos e criação proporcionada dentro das organizações onde atuou.
- A realização do verdadeiro gestor é saber que o fruto do seu trabalho tornou a vida das pessoas melhores e que com isso pôde da mesma forma, ter uma contrapartida da empresa onde pôde melhorar sua própria vida.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A055