Quais são as aptidões para autogestão?

“Ação direta, autogestão e ensinamento mútuo são três palavras que devem andar juntas, assim formando o seu elo e verdadeiro sentido, para a transformação social.” (Valter Bitencourt Júnior)

As 6 aptidões de necessárias para uma liderança que exerce a autogestão:

  • Autocontrole emocional;
  • Transparência;
  • Adaptabilidade;
  • Realização;
  • Iniciativa;
  • Otimismo.

Autocontrole emocional

Autocontrole emocional no contexto da Inteligência Emocional significa “manter sob controle emoções e impulsos desestabilizadores” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Líderes com autocontrole emocional encontram formas de dominar emoções e impulsos perturbadores, e até mesmo de canalizá-los no sentido positivo.”

“Uma característica de autocontrole é o líder que permanece calmo de cabeça fria mesmo sob forte estresse ou durante uma crise – ou que não perde a serenidade em uma situação difícil.”

Transparência

Transparência no contexto da Inteligência Emocional significa “demonstrar honestidade, integridade; confiabilidade” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Líderes transparentes vivem seus valores.”

“Transparência – uma autêntica abertura para os outros sobre os próprios sentimentos, crenças e ações – possibilita integridade.”

“Esses líderes admitem francamente erros ou falhas e preferem questionar o comportamento antiético de outras pessoas a fazer vista grossa.”

Adaptabilidade

Adaptabilidade no contexto da Inteligência Emocional significa “flexibilidade para se adaptar a novas situações ou superar obstáculos” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Líderes adaptáveis são capazes de lidar com múltiplas demandas sem perder o foco ou a energia e sentem-se à vontade com as inevitáveis ambiguidades da vida organizacional.”

“Esses líderes demonstram flexibilidade ao adaptar-se a novos desafios, agilidade ao se ajustar a fluidas mudanças, e elasticidade ou pensar diante de novos dados ou novas realidades.”

Realização

Realização no contexto da Inteligência Emocional significa “o desejo de melhorar o desempenho para alcançar padrões íntimos de excelência” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Líderes com talento em empreendedorismo têm altos padrões pessoais que os levam a buscar constantemente melhoras no desempenho – tanto para si como para o seus liderados.”

“São pragmáticos, estabelecendo metas mensuráveis mais desafiadoras, e capazes de calcular riscos de tal maneira que suas metas sejam notáveis, mas possíveis.”

“Uma característica do empreendedorismo é aprender – e ensinar – continuamente maneiras de trabalhar melhor.”

Iniciativa

Iniciativa no contexto da Inteligência Emocional significa “disposição para agir e aproveitar oportunidades” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

‘Líderes que têm um senso de eficácia – de que possuem o que é preciso para controlar o próprio destino – destacam-se no quesito iniciativa.”

“Aproveitam oportunidades – ou as criam – em vez de ficar esperando.”

“Esses líderes não hesitam em contornar a burocracia, ou mesmo ir um pouco além do permitido, se isso for necessário para criar as melhores possibilidades para o futuro.”

Otimismo

Otimismo no contexto da Inteligência Emocional significa “ver o lado positivo dos acontecimentos” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Um líder otimista pode adaptar-se a diversidades, vendo uma oportunidade, mais do que uma ameaça, num revés.”

“Esses líderes vêem os outros de forma positiva, esperando deles o que têm de melhor.”

“E sua atitude ‘copo meio cheio’ os leva a esperar que as mudanças no futuro sejam para melhor.”

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A172