“A tecnologia vai reinventar o negócio, mas as relações humanas continuarão a ser a chave para o sucesso.” (Stephen Covey)
As 7 aptidões de necessárias para uma liderança que faz a gestão de relacionamentos são:
- Liderança inspiradora;
- Influência;
- Desenvolver pessoas;
- Estímulo a mudanças;
- Administração de conflitos;
- Criação de vínculos;
- Trabalho em equipe e colaboração.
Liderança inspiradora
Liderança inspiradora no contexto da Inteligência Emocional significa “guiar e motivar com uma visão convincente” (GOLEMAN, 2018).
Segundo Goleman (2018):
“Líderes que inspiram criam ressonância e mobilizam pessoas com uma visão convincente ou uma missão compartilhada.”
“Incorporam em si aquilo que pedem aos outros e são capazes de formular uma missão compartilhada de um jeito que inspira outros a seguirem.”
“Oferecem um senso de objetivo comum, para além das tarefas diárias, tornando o trabalho excitante.”
Influência
Influência no contexto da Inteligência Emocional significa “empregar um conjunto de táticas para persuadir” (GOLEMAN, 2018).
Segundo Goleman (2018):
“Indicadores do poder de influência de um líder vão desde a habilidade de achar o apelo certo para o ouvinte certo até saber conquistar adesão de pessoas cruciais e construir uma rede de apoio para uma iniciativa.”
“Líderes peritos em influenciar são convincentes e envolventes quando se dirigem a um grupo.”
Desenvolver pessoas
Desenvolver pessoas no contexto da Inteligência Emocional significa “apoiar e fortalecer habilidades alheias com feedback e orientação” (GOLEMAN, 2018).
Segundo Goleman (2018):
“Líderes versados em cultivar as habilidades de outras pessoas demonstram genuíno interesse naqueles a quem ajudam, compreendendo suas metas, seus pontos fortes e suas fraquezas.”
“Esses líderes podem dar feedback oportuno e construtivo e são tutores instrutores naturais.”
Estímulo a mudanças
Estímulo a mudanças no contexto da Inteligência Emocional significa “instituído, administrar e liderar numa nova direção” (GOLEMAN, 2018).
Segundo Goleman (2018):
“Líderes que estimulam mudanças são capazes de reconhecer a necessidade de mudança, desafiar o status quo e defender uma nova ordem.”
“Podem ser fortes advogados de mudanças mesmo quando encontram oposição, argumentando convincentemente a favor delas.”
“encontram maneiras práticas de superar obstáculos à mudança.”
Administração de conflitos
Administração de conflitos no contexto da Inteligência Emocional significa “resolver discórdias” (GOLEMAN, 2018).
Segundo Goleman (2018):
“Líderes que sabem administrar conflitos são capazes de induzir todas as partes a falar, compreender diferentes perspectivas e descobrir um ideal comum que todos possam endossar.”
“Trazem o conflito à superfície, reconhecem os sentimentos e opiniões de todos os lados e redirecionam a energia para um ideal compartilhado.”
Criação de vínculos
Criação de vínculos no contexto da Inteligência Emocional significa “cultivar e manter uma rede de relações” (GOLEMAN, 2018).
Segundo Goleman (2018):
“A arte de lidar bem com a com relações, portanto, começa pela autenticidade: agir a partir de sentimentos genuínos.”
“À medida que as tarefas de liderança vão se tornando mais complexas e colaborativas, habilidades de relacionamento tornam-se ainda mais essenciais.”
“líderes socialmente habilidosos tendem a criar ressonância com o círculo mais amplo de pessoas – e a ter faro para encontrar um terreno comum e construir um bom entendimento. Isso não quer dizer que estejam continuamente socializando; quer dizer apenas que trabalham sabendo que não se faz nada importante sozinho.”
Trabalho em equipe e colaboração
Trabalho em equipe e colaboração no contexto da Inteligência Emocional significa “cooperação e formação de equipe” (GOLEMAN, 2018).
Segundo Goleman (2018):
“Líderes que sabem jogar num time geram uma atmosfera de relaxamento, amabilidade e cooperação.”
“Convencem outros a se dedicar ativa e entusiasticamente ao esforço coletivo, e criam espírito e identidade.”
“Acham tempo para forjar e cimentar estreitas relações que vão além das simples obrigações de trabalho.”
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A178