Quais são as aptidões para gestão de relacionamentos?

“A tecnologia vai reinventar o negócio, mas as relações humanas continuarão a ser a chave para o sucesso.” (Stephen Covey)

As 7 aptidões de necessárias para uma liderança que faz a gestão de relacionamentos são:

  • Liderança inspiradora;
  • Influência;
  • Desenvolver pessoas;
  • Estímulo a mudanças;
  • Administração de conflitos;
  • Criação de vínculos;
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Liderança inspiradora

Liderança inspiradora no contexto da Inteligência Emocional significa “guiar e motivar com uma visão convincente” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Líderes que inspiram criam ressonância e mobilizam pessoas com uma visão convincente ou uma missão compartilhada.”

“Incorporam em si aquilo que pedem aos outros e são capazes de formular uma missão compartilhada de um jeito que inspira outros a seguirem.”

“Oferecem um senso de objetivo comum, para além das tarefas diárias, tornando o trabalho excitante.”

Influência

Influência no contexto da Inteligência Emocional significa “empregar um conjunto de táticas para persuadir” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Indicadores do poder de influência de um líder vão desde a habilidade de achar o apelo certo para o ouvinte certo até saber conquistar adesão de pessoas cruciais e construir uma rede de apoio para uma iniciativa.”

“Líderes peritos em influenciar são convincentes e envolventes quando se dirigem a um grupo.”

Desenvolver pessoas

Desenvolver pessoas no contexto da Inteligência Emocional significa “apoiar e fortalecer habilidades alheias com feedback e orientação” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Líderes versados em cultivar as habilidades de outras pessoas demonstram genuíno interesse naqueles a quem ajudam, compreendendo suas metas, seus pontos fortes e suas fraquezas.”

“Esses líderes podem dar feedback oportuno e construtivo e são tutores instrutores naturais.”

Estímulo a mudanças

Estímulo a mudanças no contexto da Inteligência Emocional significa “instituído, administrar e liderar numa nova direção” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Líderes que estimulam mudanças são capazes de reconhecer a necessidade de mudança, desafiar o status quo e defender uma nova ordem.”

“Podem ser fortes advogados de mudanças mesmo quando encontram oposição, argumentando convincentemente a favor delas.”

“encontram maneiras práticas de superar obstáculos à mudança.”

Administração de conflitos

Administração de conflitos no contexto da Inteligência Emocional significa “resolver discórdias” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Líderes que sabem administrar conflitos são capazes de induzir todas as partes a falar, compreender diferentes perspectivas e descobrir um ideal comum que todos possam endossar.”

“Trazem o conflito à superfície, reconhecem os sentimentos e opiniões de todos os lados e redirecionam a energia para um ideal compartilhado.”

Criação de vínculos

Criação de vínculos no contexto da Inteligência Emocional significa “cultivar e manter uma rede de relações” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“A arte de lidar bem com a com relações, portanto, começa pela autenticidade: agir a partir de sentimentos genuínos.”

“À medida que as tarefas de liderança vão se tornando mais complexas e colaborativas, habilidades de relacionamento tornam-se ainda mais essenciais.”

“líderes socialmente habilidosos tendem a criar ressonância com o círculo mais amplo de pessoas – e a ter faro para encontrar um terreno comum e construir um bom entendimento. Isso não quer dizer que estejam continuamente socializando; quer dizer apenas que trabalham sabendo que não se faz nada importante sozinho.”

Trabalho em equipe e colaboração

Trabalho em equipe e colaboração no contexto da Inteligência Emocional significa “cooperação e formação de equipe” (GOLEMAN, 2018).

Segundo Goleman (2018):

“Líderes que sabem jogar num time geram uma atmosfera de relaxamento, amabilidade e cooperação.”

“Convencem outros a se dedicar ativa e entusiasticamente ao esforço coletivo, e criam espírito e identidade.”

“Acham tempo para forjar e cimentar estreitas relações que vão além das simples obrigações de trabalho.”

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A178