“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra.” (John Maxwell)
Liderança em si não é um cargo ou uma posição, mas um conjunto de virtudes, atributos, atitudes e uma capacidade de influenciar pessoas que a reconheçam como uma liderança pela sua capacidade ser um exemplo, alguém inspirador.
Tal capacidade, pode ser observada tanto em colaboradores com cargos formais de gestão como supervisores, coordenadores e gerentes, mas também em posições como analistas, assistentes, técnicos, entre outros.
Sendo assim, existem cargos onde formalmente a empresa espera que o profissional seja um líder de pessoas e outras não.
O resumo das posições abaixo são as que tipicamente existem nas empresas de forma geral, podendo variar em características ou o que é esperado de cada profissional, em cada contexto e em cada organização.
Nas próximas aulas será abordado um resumo das posições formais de liderança
que tradicionalmente existem nas empresas, simplificando pelo seu significado, não por suas diferentes variações ou especificidades.
Por exemplo, ao invés de falarmos sobre um supervisor de vendas ou um supervisor de produção, falaremos sobre a posição de supervisor. E assim por diante.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A061