“O grande problema na comunicação é que muita gente sabe falar, sabe ler e sabe escutar, mas não sabem transmitir, interpretar e nem ouvir…” (Antônio de Sousa)
A comunicação verbal caracteriza-se por todas as formas de comunicação baseadas na troca de informações orais e escritas entre duas ou mais pessoas.
Isso inclui palavras faladas, mensagens escritas e a linguagem de sinais, bem como qualquer informação codificada que possa representar algum tipo de sistema de linguagem.
Sempre que uma pessoa deseja expressar algo para outra pessoa, há troca de informação. Porém, há também troca de informações quando intencionalmente não desejamos expressar nada, como é o caso da comunicação não verbal.
O sucesso na comunicação verbal é a segurança de que a pessoa (receptora) compreendeu a nossa mensagem. Receber a confirmação deste entendimento é a chave de uma boa comunicação.
Quando não somos claros em nossa comunicação geramos mal-entendimentos e confusão.
Quanto mais direto formos (usando a forma adequada para cada situação), melhor. Falar demais é ruim e falar de menos também.
Os princípios de uma boa comunicação são:
- Ter respeito e educação entre emissor e receptor;
- Ter clareza do que se quer transmitir (início, meio e fim);
- Utilizar o tom de voz e velocidade na fala adequados;
- Utilizar palavras claras e simples;
- Ouvir com atenção plena, ou seja, com escuta ativa;
- Não interromper a outra pessoa querendo falar, deixe-a terminar;
- Não tirar conclusões precipitadas já querendo se antecipar a situações (ouça até o fim);
- Ter empatia para captar as emoções por de trás das mensagens e interpretá-las corretamente;
- Garantir a compreensão do que a outra pessoa quis transmitir;
- Na existência de dúvidas sobre a mensagem, pergunte e busque clareza.
Em uma comunicação verbal, existe por natureza um feedback constante, ou seja, existe transmissão e recebimento simultâneos da mensagem pelo emissor e pelo receptor.
Enquanto uma pessoa fala a outra já pode, mesmo inconscientemente, dar um feedback para a outra pessoa através de uma comunicação não verbal como, por exemplo, expressões faciais ou corporais.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A202