“Imagino que para lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas, temos que aprender compaixão, autocontrole, piedade, perdão, simpatia e amor, virtudes sem as quais nem nós, nem o mundo, podemos sobreviver.” (Wendell Berry)
“Antes de liderar qualquer outra pessoa, um líder deve se administrar.” (Daniel Goleman)
Em uma pesquisa sobre autoconsciência, a Dra. Tascha Eurich (psicóloga organizacional) realizou uma pesquisa com quase 5.000 participantes onde examinaram o que é realmente a autoconsciência, por que precisamos dela e como podemos desenvolvê-la.
Nos resultados encontrados, ficou evidente que embora a maioria das pessoas acredite ser autoconsciente, esta é uma qualidade rara. Apenas 10-15% das pessoas estudadas se encaixam nos critérios utilizados.
Três descobertas da pesquisa são chave:
- Existem dois tipos de autoconsciência (interna e externa) que dão origem a um quadro de combinações com 4 arquétipos da autoconsciência.
- Experiência e poder impedem a autoconsciência, ou seja, quanto mais ficamos nos achando experientes, menos humilde somos e menos procuramos nos conhecer a si próprios.
- Líderes que se concentram na construção da autoconsciência interna e externa, que procuram comentários honestos de críticos amorosos e que perguntam “o quê” em vez de “porquê”, podem aprender a ver com mais clareza as situações aumentando a autoconsciência de si mesmos.
Os dois tipos de autoconsciência
Existem dois tipos de autoconsciência, a interna e a externa.
Autoconsciência Interna
A autoconsciência interna, representa a forma como enxergamos a nós mesmos, nossos valores, virtudes, princípios, paixões, aspirações, reações (incluindo pensamentos, sentimentos, comportamentos, pontos fortes e fracos) e o impacto que temos sobre os outros.
A autoconsciência interna associa-se a uma maior satisfação no trabalho, nas relações pessoais e sociais e na felicidade; e está negativamente relacionada com a ansiedade, o stress e a depressão.
Autoconsciência Externa
A autoconsciência externa, representa a forma como as outras pessoas nos veem, em relação aos mesmos fatores da autoconsciência interna.
A pesquisa da Dra. Eurich mostra que as pessoas que sabem como os outros as vêem, estão mais habilitadas a mostrar empatia e a assumir as perspectivas dos outros, algo fundamental para as lideranças.
Os 4 arquétipos da autoconsciência no ambiente profissional
Na pesquisa realizada, construiu-se um mapa de combinações das autoconsciências.
Este mapa mapeia a autoconsciência interna (o quão bem você se conhece) versus a autoconsciência externa (o quão bem você conhece como os outros lhe vêem).
Através dessa combinação, descobriu-se 4 arquétipos ou tipos de estados de autoconsciência:
- Introspectores: são claros sobre quem são, mas não desafiam os seus próprios pontos de vista ou procuram pontos cegos, obtendo feedback dos outros. Isso pode prejudicar os seus relacionamentos e limitar o seu sucesso.
- Os que procuram: Ainda não sabem quem são, o que representam ou como as suas equipes os vêem. Como resultado, podem sentir-se presos e frustrados com o seu desempenho e relacionamentos.
- Conscientes: Eles sabem quem são, o que procuram, o que realizam e valorizam as opiniões dos outros. Neste ponto é onde os líderes começam a perceber plenamente os verdadeiros benefícios da autoconsciência.
- Os que tentam agradar: Eles podem concentrar-se em aparecer num certo caminho para os outros, mas podem estar negligenciando o que importa para eles. Ao longo do tempo eles tendem a fazer escolhas que não estão ao alcance do seu próprio sucesso e satisfação.
Quando se trata da autoconsciência interna e externa, é típico conhecer mais e valorizar o interno sobre o externo. Porém, líderes devem trabalhar ativamente ambos, compreendendo claramente como os outros os veem e usar muito a ferramenta do feedback para ouvir com atenção plena o que podem evoluir ou o que precisam urgentemente mudar.
A autoconsciência não é uma verdade conectada apenas no mundo interior provido pelo autoconhecimento, é um equilíbrio delicado de dois pontos de vista muitas vezes distintos. Para o líder é fundamental conhecer todos os pontos de vista.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A103