Quais são os tipos e arquétipos da autoconsciência?

“Imagino que para lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas, temos que aprender compaixão, autocontrole, piedade, perdão, simpatia e amor, virtudes sem as quais nem nós, nem o mundo, podemos sobreviver.” (Wendell Berry)

“Antes de liderar qualquer outra pessoa, um líder deve se administrar.” (Daniel Goleman)

Em uma pesquisa sobre autoconsciência, a Dra. Tascha Eurich (psicóloga organizacional) realizou uma pesquisa com quase 5.000 participantes onde examinaram o que é realmente a autoconsciência, por que precisamos dela e como podemos desenvolvê-la.

Nos resultados encontrados, ficou evidente que embora a maioria das pessoas acredite ser autoconsciente, esta é uma qualidade rara. Apenas 10-15% das pessoas estudadas se encaixam nos critérios utilizados.

Três descobertas da pesquisa são chave:

  • Existem dois tipos de autoconsciência (interna e externa) que dão origem a um quadro de combinações com 4 arquétipos da autoconsciência.
  • Experiência e poder impedem a autoconsciência, ou seja, quanto mais ficamos nos achando experientes, menos humilde somos e menos procuramos nos conhecer a si próprios.
  • Líderes que se concentram na construção da autoconsciência interna e externa, que procuram comentários honestos de críticos amorosos e que perguntam “o quê” em vez de “porquê”, podem aprender a ver com mais clareza as situações aumentando a autoconsciência de si mesmos.

Os dois tipos de autoconsciência

Existem dois tipos de autoconsciência, a interna e a externa.

Autoconsciência Interna

A autoconsciência interna, representa a forma como enxergamos a nós mesmos, nossos valores, virtudes, princípios, paixões, aspirações, reações (incluindo pensamentos, sentimentos, comportamentos, pontos fortes e fracos) e o impacto que temos sobre os outros.

A autoconsciência interna associa-se a uma maior satisfação no trabalho, nas relações pessoais e sociais e na felicidade; e está negativamente relacionada com a ansiedade, o stress e a depressão.

Autoconsciência Externa

A autoconsciência externa, representa a forma como as outras pessoas nos veem, em relação aos mesmos fatores da autoconsciência interna.

A pesquisa da Dra. Eurich mostra que as pessoas que sabem como os outros as vêem, estão mais habilitadas a mostrar empatia e a assumir as perspectivas dos outros, algo fundamental para as lideranças.

Os 4 arquétipos da autoconsciência no ambiente profissional

Na pesquisa realizada, construiu-se um mapa de combinações das autoconsciências.

Este mapa mapeia a autoconsciência interna (o quão bem você se conhece) versus a autoconsciência externa (o quão bem você conhece como os outros lhe vêem).

Através dessa combinação, descobriu-se 4 arquétipos ou tipos de estados de autoconsciência:

  • Introspectores: são claros sobre quem são, mas não desafiam os seus próprios pontos de vista ou procuram pontos cegos, obtendo feedback dos outros. Isso pode prejudicar os seus relacionamentos e limitar o seu sucesso.
  • Os que procuram: Ainda não sabem quem são, o que representam ou como as suas equipes os vêem. Como resultado, podem sentir-se presos e frustrados com o seu desempenho e relacionamentos.
  • Conscientes: Eles sabem quem são, o que procuram, o que realizam e valorizam as opiniões dos outros. Neste ponto é onde os líderes começam a perceber plenamente os verdadeiros benefícios da autoconsciência.
  • Os que tentam agradar: Eles podem concentrar-se em aparecer num certo caminho para os outros, mas podem estar negligenciando o que importa para eles. Ao longo do tempo eles tendem a fazer escolhas que não estão ao alcance do seu próprio sucesso e satisfação.

Quando se trata da autoconsciência interna e externa, é típico conhecer mais e valorizar o interno sobre o externo. Porém, líderes devem trabalhar ativamente ambos, compreendendo claramente como os outros os veem e usar muito a ferramenta do feedback para ouvir com atenção plena o que podem evoluir ou o que precisam urgentemente mudar.

A autoconsciência não é uma verdade conectada apenas no mundo interior provido pelo autoconhecimento, é um equilíbrio delicado de dois pontos de vista muitas vezes distintos. Para o líder é fundamental conhecer todos os pontos de vista.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A103