“O tema essencial da história da formação grega é antes o conceito de areté, que remonta aos tempos mais antigos.” (JAEGER, 2013, p.23)
O significado da palavra Areté
Na língua portuguesa de forma muito simplista, associa-se a palavra areté ou aretê a palavra “virtude”.
“Os gregos entendiam por areté sobretudo uma força, uma capacidade. Às vezes definem-na diretamente. Vigor e saúde são areté do corpo; sagacidade e penetração, a areté do espírito.” (JAEGER, 2013, p.24 – nota de rodapé)
“Tanto em Homero como no séculos posteriores, o conceito de areté é frequentemente usado no seu sentido mais amplo, isto é, não só para designar a excelência humana, como também a superioridade de seres não humanos: a força dos deuses ou a coragem e rapidez dos cavalos de raça.” (JAEGER, 2013, p.24)
Homero (imagem ao lado), foi um poeta da Grécia Antiga que viveu em período onde não se tem muita segurança em torno de 850 a.C.. É o autor dos dois mais tradicionais poemas épicos da humanidade: a Ilíada e a Odisséia.
Especificamente na obra Ilíada, é contada a famosa guerra de Tróia (localizada atualmente na Turquia), ocorrida entre gregos e troianos, onde Aquiles é um dos seus protagonistas.
Na Ilíada, Homero também aproxima os deuses aos seres humanos, procurando racionalizar o que vem a ser o divino. A batalha não apenas ocorreu entre os homens, mas entre os diferentes deuses gregos. Hera (irmã e esposa de Zeus) e Tétis (mãe de Aquiles) ficaram do lado dos gregos e Apolo (filho de Zeus) e Afrodite ao lado dos troianos.
Segundo Jaeger (2013, p.35) Aquiles e Ájax são os grandes “modelos” do que vem a ser a areté homérica que influenciou a civilização grega.
O grande propósito do semi-deus Aquiles era tornar-se o maior guerreiro da Grécia Antiga, sendo lembrado por gerações.
Aquiles não era um homem bruto e sim belo, graças à educação recebida.
“Peleu (pai de Aquiles) confiou Aquiles a Quíron, o centauro… iniciou-o na vida rude, em contato com a natureza; exercitou-o na caça, no adestramento dos cavalos, na medicina, na música e, sobretudo, obrigou-o a praticar a virtude. Aquiles tornou-se um adolescente muito belo, loiro, de olhos vivos, intrépido, simultaneamente capaz da maior ternura e da maior violência.” (Site Wikipedia, acessado em 15/04/2022).
Aquiles como modelo da areté homérica no filme Tróia
Para compreender a areté de Aquiles e diferentes chaves de liderança, veja o trecho da chegada dos gregos à Tróia no filme Tróia da Warner Bros.
Na trecho do filme com duração de pouco mais de 4 minutos, Aquiles é o primeiro a desembarcar e trava uma batalha na beira da praia até ganhar aquele território chegando no templo de Apolo.
ATIVIDADE: Veja aula, filme Tróia ou acesse trecho do filme disponível no YouTube:
Tudo que Aquiles fez no filme até chegar no templo de Apolo, só foi possível pela areté que tinha dentro de si, por toda dedicação e compromisso que acima de tudo tinha consigo mesmo, com seu propósito.
“a areté só pode atingir a perfeição em almas de escol (almas mais elevadas). O reconhecimento da grandeza de alma com a mais elevada expressão da personalidade espiritual e ética fundamenta-se, tanto para Aristóteles como para Homero, na dignidade da areté.” (JAEGER, 2013, p.32)
6 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- Ser um líder é ter um propósito muito claro para si mesmo e para onde conduzir seus liderados.
- Existem diferentes líderes e estilos de liderança, mas os líderes que compreendem e constroem dentro de si o verdadeiro espírito da areté grega, se colocam em outro patamar tornando-se absolutamente raros.
- Ser um verdadeiro líder é compreender a essência (alma), das pessoas que estão ao nosso redor. Você vai liderar seres humanos com vontades, emoções, propósitos pessoais e sonhos. Compreender a essência nos torna humanos liderando outros seres humanos.
- Desenvolver a areté é ter clareza do que se quer, canalizando todos os seus esforços para isto.
- Um líder com essa impostação, vontade e virtude precisa buscar o equilíbrio entre seus afazeres profissionais e pessoais. Aquiles demonstrava isso, dando total atenção, amor e cuidado a seu primo Pátroclo e sua mãe, a deusa grega Tétis.
- Apesar da busca pela excelência e perfeição, o Aquiles tinha um ponto fraco: o seu calcanhar. Único ponto não banhado por sua mãe (a deusa Tétis), no rio Estige. Ninguém é perfeito nem nunca será. Nem o semi-deus Aquiles era. Portanto, não exija perfeição de si mesmo nem dos seus liderados. Errar é humano e você deve compreendê-lo como forma de evolução e aprendizado.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A021