Qual é o princípio 1 da Comunicação Não Violenta?

“Às vezes sabedoria é apenas calar e observar.” (Anônimo)

“Comece a observar, e permita-se mudar.” (Edenilson Montessi)

“Tenho aprendido a silenciar. A observar as coisas que acontecem ao meu redor de boca fechada. Dizem que quando poupamos um sentido, aguçamos os outros. Nesse caso, o meu silêncio tem deixado a minha visão mais apurada. Eu tenho conseguido olhar mais para dentro. E estou ouvindo melhor, também. Com mais atenção. Quando falamos demais, perdemos a oportunidade de distinguir o barulho, da música. O verdadeiro, do falso. O exagerado, do suficiente. Porque muitas das vezes, não precisamos dizer absolutamente nada. Por isso, o silêncio tem sido a minha mais reveladora resposta.
E isso é precioso..” (Edgard Abbehusen)

No princípio 1 da Comunicação Não Violenta (CNV) deve ocorrer a distinção entre observação e juízo de valor.

Temos tendência a ouvir situações e julgar sem muitas vezes compreendermos todos os fatos, ou seja, construir a visão do que entendemos a partir da nossa ótica de enxergar as coisas.

O julgamento portanto é baseado em uma percepção da realidade de acordo com as nossas “lentes” tanto individuais como sociais.

No princípio da Observação, precisamos saber isolar o fato que observamos ou a informação que chega até nós, do nosso julgamento antecipado ou de uma interpretação preliminar sobre o que achamos.

Se um gerente X diz para uma pessoa Y: “O Fulano é muito incompetente, sempre preciso ficar repetindo as mesmas coisas. Já não aguento mais e estou pensando seriamente em demiti-lo.”

Nesta frase há um julgamento “incompetente”, então o ponto aqui é, quais fatos objetivamente aconteceram para que a pessoa Y realmente entenda que há incompetência na situação apresentada pelo gerente X?

A pessoa Y não pode tomar verdade o que o gerente disse simplesmente aceitando a frase.

Será que o que está acontecendo são de fato erros do “Fulano” ou existe algum tipo de problema de relacionamento entre o gerente e esse colaborador?

Será que de repente um pequeno atraso para uma reunião, um erro de ortografia num texto ou o colaborador ter passado 10 minutos do seu horário de intervalo não está sendo confundido com incompetência?

Será que o gerente não está procurando criar uma situação para desligar o colaborador utilizando justificativas erradas?

A pessoa Y não pode aceitar nem rejeitar sem antes observar a situação real e construir uma visão mais ampla da situação.

O ponto então é, quais os fatos reais existentes para que conclusões corretas possam ser tiradas? Esse é o princípio 1 da CNV.

4 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Sua primeira ação deve ser observar o que está acontecendo.
  2. Questione-se se a mensagem recebida (ações, atitudes, falas ou comportamentos), acrescenta algo positivo no diálogo ou comunicação.
  3. Observe sem julgamento e sem juízo de valor todas as pessoas no ambiente profissional, sem restrições.
  4. Compreenda o que lhe agrada ou desagrada diante da situação que esteja ocorrendo ou que você está ouvindo.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A208