“As necessidades básicas humanas podem construir a coragem e a determinação para a luta pela vida.” (Gérson Mariobo)
“As necessidades são o centro da vida; é o que oxigena todo o resto. Se eu não tenho uma necessidade, eu perco o sentido.” (Kléber Novartes)
No princípio 3 da Comunicação Não Violenta (CNV) deve ocorrer a distinção entre necessidades (ou valores universais) e estratégias.
Para o psicólogo Marshall Rosenberg, necessidades ou valores universais significam:
“Recursos exigidos pela vida para que esta possa se sustentar. Por exemplo, nosso bem-estar físico depende da satisfação da necessidade de ar, água, descanso e alimento. Nosso bem-estar psicológico e espiritual aumenta quando nossas necessidades de compreensão, apoio, franqueza e significado são atendidas.” (Marshall Rosenberg)
Todas as pessoas compartilham um conjunto de valores e princípios, independentemente de questões culturais, étnicos, raciais e de gênero como por exemplo: segurança, liberdade, autonomia, realização, expressão de identidade, entre outras.
Quando esses valores e princípios são negados por alguma razão, experimentamos sensações ruins pois nossos sentimentos estão absolutamente relacionados com nossas necessidades.
A partir disso, o princípio 3 nos diz que quando temos nossas necessidades atendidas nos sentimos bem, mas quando não as temos nos sentimos mal.
Em uma comunicação com uma pessoa, tenha clareza se valores ou necessidades universais estão ou não sendo atendidas, tanto para você como para a outra pessoa. Caso não estejam, esta pode ser uma razão para possíveis conflitos de entendimento e comunicação.
Ao se comunicar com alguém, garanta que você esteja fazendo a sua parte tratando os outros com respeito, educação e empatia para compreender sua posição.
Compreender a necessidade das pessoas, portanto, é diferente de estrategicamente querer nos posicionar para “vencer” uma discussão. Na CNV, a vitória só existe quando há compreensão, equilíbrio e harmonia entre as pessoas que estão envolvidas em um diálogo.
Quando você procura alguém para conversar, não há problema algum ter algum tipo de estratégia por trás do que você precisa comunicar. Mas a partir dos conceitos da CNV, a sua estratégia não pode ferir ou ignorar as necessidades e valores universais das outras pessoas.
3 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:
- De todos os sentimentos, compreenda qual o principal sentimento que a situação despertou.
- Perceba e reconheça as necessidades ou carências ligadas a este sentimento.
- Ao ganhar consciência sobre o ponto anterior, faça uma análise clara e honesta consigo mesmo.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A210