Qual o papel do gestor?

“Basicamente, a gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação. ” (Henry Mintzberg)

Através de suas inúmeras pesquisas Henry Mintzberg (um dos maiores especialistas de estratégia empresarial do mundo), concluiu que o gestor pode exercer diferentes papéis fundamentais que representam uma grande responsabilidade na empresa.

Ao atuar nestes diferentes papéis, o gestor torna-se um elo de ligação entre todos demais elementos da empresa, sendo portanto alguém que mantém a estabilidade dos diferentes sistemas dentro da organização.

Neste sentido, Mintzberg (1971) relaciona 10 diferentes papéis que os gestores assumem na gestão de organizações dependendo da situação que se encontram.

Os 10 papéis são agrupados em três categorias de comportamentos de gestão que são:
Comportamentos interpessoais;
Comportamentos informativos;
Comportamentos decisórios.

Fonte: Elaborado pelo autor, (BROSE, 2022).

Cada papel é como se fosse um chapéu que o gestor utiliza dependendo da situação que se encontra com objetivo de atingir determinado ponto necessário.

Comportamentos Interpessoais

São as relações interpessoais mantidas pelos gestores tanto dentro como fora da empresa.

Através dos comportamentos interpessoais, o gestor pode ser um símbolo da empresa a representando, uma liderança influenciadora e um dos principais elos de ligação da empresa para diferentes situações.

Três são os papéis em que o gestor precisa atuar.

Representante (ou Símbolo)

O gestor desempenha o papel de representante da sua organização, não apenas ao nível legal (através da assinatura de documentos), mas também através de suas habilidades sociais onde requer receber e socializar com clientes, representar a empresa em eventos, palestras, entrevistas, vídeos, entre outros.

Líder

A liderança tipicamente é o papel mais facilmente reconhecido do gestor.

Cabe aqui todas as atribuições e funções de um líder na empresa, contemplando por exemplo sua capacidade de influenciação, mobilização, engajamento e direcionamento dos caminhos aos quais os colaboradores precisam seguir.

Dependendo da situação onde o líder se encontra e o profissional em especial ao qual lidera, também o líder deve agir de acordo com a situação, vestindo o chapéu que melhor se adequa a maturidade do profissional em questão.

Elo de Ligação

É um dos papéis do gestor criar, manter e desenvolver relacionamentos, conexões, networking e informações, que lhe auxiliam na execução do seu trabalho, na condução de suas obrigações, na busca da performance e eficiência da empresa, bem como na liderança de suas equipes.

Comportamentos Informativos

Estão relacionados ao movimento da informação utilizada pelo gestor, ou seja, aos meios pelos quais são obtidas e transmitidas as informações (de dentro para fora e de fora para dentro), da empresa.

Investigador (ou Monitor)

Este papel relaciona-se à busca de informações e entendimento da empresa/ambiente, com o propósito de aumentar o seu conhecimento da organização, times, pessoas e do meio ao qual a organização está envolvida.

Ele faz isso através de diferentes fontes de informação como: conversas com pessoas, novos conhecimentos adquiridos em formações ou internet, participação em eventos, discussões em grupo, entre outros.

O gestor geralmente não sabe tudo o que um profissional técnico especialista em determinada área sabe, mas deve saber um pouco de cada área da empresa, para conseguir compreender e consequentemente se relacionar.

Disseminador

Através deste papel o gestor torna-se um disseminador e transmissor de informação que obtém junto às pessoas da empresa, sejam seus liderados ou não, e de outras fontes externas aos membros da organização.

Isto é realizado em seu dia-a-dia como gestor através de reuniões de trabalho, chamadas de vídeo, conversas diversas, contato telefônico, uso de aplicativos de mensagens, entre outros.

Porta-Voz

Neste papel o gestor atua como um veículo de informação para o exterior da organização. Isto pode a comunicação com stakeholders ou partes interessadas na empresa sobre aspectos diversos que podem envolver: ações, apresentação de resultados, um lançamento de produtos, falar sobre a performance da empresa, planos, entre outros.

Comportamentos Decisórios

Comportamentos decisórios são aqueles em que o gestor assume a responsabilidade da tomada de decisão por ações importantes da empresa, valendo-se da posição que representa na empresa dependendo da sua função.

Sendo assim, tais papéis são chave para o planejamento, dar direcionamentos e desenvolver a estratégia de necessidades da operação e da empresa.

Empreendedor

O papel de empreendedor é aquele onde o gestor assume o papel de visionário nas questões que envolvem inovação, mudança e transformação na organização que não sejam motivadas por um problema ou crise que tenha acontecido.

Tais mudanças podem ser decisões do dia-a-dia como a compra de equipamentos, reestruturação da operação, organização da empresa, criação de novos processos, melhoria contínua, entre outros.

Também está relacionado às atividades de planejamento, identificação e aproveitamento de oportunidades de negócio que possam surgir e que sejam relevantes para a organização.

Gestor de Turbulência

O papel de gestor de turbulência é um papel que gera um movimento no gestor para implementar correções ou solucionar problemas que se apresentam necessários dado o impacto negativo que podem causar na operação ou no processo de expansão e comercialização de produtos e serviços da empresa.

A partir dos distúrbios, crises, conflitos, problemas, ou seja, turbulências, cabe ao gestor a tomada de decisão para implementação de medidas ou soluções corretivas para que a situação seja resolvida.

Afetador de Recursos

Neste papel o gestor utiliza a autoridade das funções que possui para no seu campo de atuação, fazer a gestão da distribuição dos recursos necessários para o trabalho.

Ao tomar a decisão dos recursos serão utilizados (quais, quantidade, custo, etc), o gestor dirige o percurso da empresa, da área ou do time.

Isto pode ser feito de três maneiras diferentes segundo Mintzberg (1971):

  • Através do conhecimento da estrutura organizacional da empresa, o gestor consegue estabelecer o trabalho necessário, definindo o que precisa de ser feito e por quem.
  • O gestor determina prioridade e datas, conseguindo alocar os melhores recursos no local correto, momento e dentro do que para empresa é mais importante.
  • Através do controle e aprovação sobre a distribuição dos recursos, requerendo que decisões significativas específicas sejam autorizadas por ele próprio antes de serem implementadas pelo seu time.

Negociador

Neste papel o gestor participa de momentos importantes de negociação pois, dependendo do que se trata a negociação, ele representa legalmente a empresa, é o porta-voz e também o afetador de recursos que pode tomar decisões para o que é mais importante para a organização.

Neste papel, o gestor lidera negociações junto aos clientes, colaboradores, fornecedores, sindicatos, prestadores de serviço (terceiros), entre outros, buscando o que vem a ser melhor para a empresa.

12 Recomendações sobre este conteúdo que todo Líder precisa saber:

  1. Os 10 papéis do gestor estão absolutamente situacionais, ou seja, você irá representar cada papel dependendo da situação em que se encontrar. Em certas situações, dentro de uma mesma conversa você irá representar um ou mais papéis.
  2. Costuma-se dizer também que cada papel representa um chapéu diferente do líder. Dependendo da ocasião, ele irá escolher usar ou outro.
  3. Como Representante, seja cordial, educado, antecipe-se, seja proativo e tenha propriedade para falar da empresa que atua.
  4. Como Líder, desenvolva as pessoas e entregue os resultados que a empresa espera de você. Lidere sempre pensando no todo sabendo que nem sempre agradará a todos. Seja comprometido, inove, dê exemplos e inspire o time.
  5. Como Elo de Ligação, procure relacionar-se com colaboradores, lideranças, clientes, fornecedores e parceiros com uma personalidade agradável, fazendo a gestão de expectativas e cumprindo acordos estabelecidos.
  6. Como Investigador, obtenha todos os dados e informações que puder e construa uma visão sistêmica da organização e seus clientes. Conheça os macroprocessos, processos, áreas, produtos e serviços, sempre identificando melhorias e novas oportunidades.
  7. Como Disseminador, ensine o que você sabe, ajude as pessoas, mas saiba também dizer “não” nas horas adequadas para que o seu foco não seja desviado o tempo todo.
  8. Como Porta-Voz, esteja sempre 100% alinhado com a área de comunicação e marketing quanto ao que você irá comunicar. Cuide da sua postura, sua aparência, demonstre segurança e confiança.
  9. Como Empreendedor, seja criativo, inove, melhore, transforme e faça a diferença. Seja disruptivo quando assim o fizer necessário e colabore para levar a empresa a outro patamar de competitividade.
  10. Como Gestor de Turbulência, seja pragmático, foque no resultado, mas não atropele as pessoas deixando de importar-se com a forma como faz as coisas. Crises requerem pulso firme, mas isso deve ser feito com inteligência e não com força bruta.
  11. Como Afetador de Recursos, nunca tire de vista o resultado que precisa ser entregue e o orçamento que você possui. Se as coisas não forem compatíveis, escale o tema e dependendo da situação, inicie os processos de gestão de mudança para fazer as devidas adequações. Se isso não for possível, renegocie.
  12. Como Negociador, nunca se esqueça que toda relação deve ser ganha-ganha, ou seja, boa para os dois lados. Se for bom apenas para um lado sempre, a relação vai se romper em pouco tempo.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A056