Quando demitir pessoas do time?

“Demitir tem seu custo, mas o custo de manter alguém desmotivado e que contagia negativamente sua equipe é muito maior!” (Eduardo Tevah)

“Existe apenas um chefe, o cliente. Ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar.” (Sam Walton)

Esta aula não tem como objetivo ser uma aula para ensinar desligamento de pessoas, mas para levantar alguns pontos chave e melhor avaliar o momento em que precisamos tomar decisões de desembarcar pessoas do time.

Atingir alta performance é um processo vivido por um grupo de pessoas. Compara-se como se fosse um casamento.

Você conhece alguém, passa momentos bons, vivencia problemas e dificuldades, encontra os pontos onde cada um faz suas concessões, segue em frente, acha o ponto de equilíbrio e a partir daí as coisas evoluem. Uma separação é algo que merece uma causa justificável pois é o limite de não se chegar a um consenso na relação. Para um casal evoluir junto, deve haver conquista diária.

Em um time este deve ser o espírito e mentalidade que o líder deve ter. Haverão inúmeros fatos e dificuldades em que as pessoas do grupo vão viver e ninguém estará nunca isento de errar.

Erro não é justificativa de desligamento. Mas erros repetitivos e consecutivos sobre os mesmos pontos sim. Deve haver aprendizado.

Se você desligar pessoas em um time com muita frequência, nunca atingirá alta performance. Da mesma forma, dificilmente atingirá alta performance sem nunca desligar ninguém.

Haverá momentos em que o líder precisa adequar o time, reconfigurar algumas posições para evoluí-lo.

O ditado “time que está ganhando não se mexe” não é uma verdade quando se constrói times de alta performance. Com as mexidas certas, você pode continuar ganhando, mas ser mais eficiente, a um menor custo ou atendendo melhor o cliente.

Pontos de atenção que podem direcionar um desligamento

Para lhe apoiar no processo de decisão sobre desembarcar pessoas sugiro que você, de fato, leve em consideração essa possibilidade caso aconteça situações como as listadas abaixo:

  • Briga entrando nas “vias de fato” entre pessoas do time, empresa e cliente;
  • Xingamentos e palavrões entre as pessoas;
  • Descomprometimento recorrente.
  • Erro recorrente sempre sobre os mesmos pontos quando o profissional for, pelo menos, de Pleno a Sênior na sua função. Seja mais permissivo quando as pessoas estão aprendendo ou em desenvolvimento. Neste caso errar será mais normal, mas a pessoa deve demonstrar evolução.
  • Bullying, brincadeiras inapropriadas e falta de respeito recorrente com pessoas do time, empresa ou cliente.
  • Não cumprimento de normas, políticas ou acordos do colaborador com qualquer profissional do time de forma recorrente.
  • Um influenciador negativo no time que notadamente está criando conflitos que impactam o foco e os resultados que o time precisa construir.
  • Profissional que quer se colocar acima dos demais, sendo melhor, estrela, maior, mais experiente, egocêntrico, etc. e que venha minimizar ou ridicularizar os demais.
  • Pessoas que falam mal de outras pessoas, lideranças, da própria empresa e cliente frente a frente ou pelas costas.

Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose

Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.

MINI-BIO ACADÊMICA:

  • Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
  • Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
  • Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
  • MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
  • MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
  • Bacharelando em  Filosofia pela UNINTER/PR.

Artigo #A141