Diferentemente da gestão centralizada, a gestão descentralizada tem como base a autonomia das pessoas no processo de decisão, bem como na solução de problemas que forem identificados.
Há mais liberdade para decidir e fazer o que precisa ser feito, sem necessariamente ter que cumprir determinações ou avisar tudo o que acontece aos seus superiores diretos.
Descentralização de decisões (autonomia), é o oposto do comando e controle por vezes ligado ao modelo centralizado de gestão.
Sobre os três níveis de gestão de uma organização geralmente:
- Nível Estratégico (ou institucional): tem autonomia e decide, mas apoia e suporta as decisões táticas e operacionais tomadas nos níveis abaixo.
- Nível Tático (ou gerencial): tem autonomia e decide, mas sobe decisões mais estratégicas para tomada de decisão conjunta.
- Nível Operacional (ou técnico): tem autonomia para tomar decisões operacionais, mas sobe temas que se entende ser relevantes para o todo.
Vantagens e desvantagens que todo líder precisa saber sobre tomada de decisão descentralizada:
- As vantagens que o líder terá no modelo de gestão descentralizado são:
- Maior agilidade na tomada de decisões;
- Maior autonomia para os colaboradores, supervisores, coordenadores e gerentes;
- Inovação e criatividade nas soluções de problemas ou impedimentos;
- Melhor aplicação dos recursos que a empresa possui e como as pessoas podem atuar;
- Melhor engajamento, motivação e retenção dos colaboradores;
- Melhor utilização de conhecimentos específicos;
- Desburocratização dos processos que não agregam valor;
- Melhor relacionamento com os clientes, fornecedores e parceiros, entre outros.
- As desvantagens que o líder terá no modelo de gestão descentralizado são:
- Dificuldade de visão e controle dos rumos que as decisões individuais podem levar a empresa;
- Ausência de uniformidade, ou seja, de padronização na tomada de decisão das pessoas;
- Menor eficiência na comunicação se o time for muito grande;
- Possibilidade de maior desperdício;
- Dificuldade maior de coordenação e sincronia de ações;
- Requer maior responsabilidade e maturidade das pessoas, entre outros.
Sobre o Autor

Instagram: @whillianbrose
Diretor Executivo de Serviços na Senior Sistemas
Professor de Liderança e Desenvolvimento Humano
Executivo a +20 anos em empresas do Brasil e exterior
+1800 alunos formados nos últimos anos
+800 minutos de depoimentos e histórias de transformações realizadas.
MINI-BIO ACADÊMICA:
- Doutorando Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre Profissional em Gestão e Negócios na UNISINOS/RS.
- Mestre em Administration des Entreprises na Université de Poitiers/FRANÇA.
- Especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie/SP.
- MBA em Psicologia Empresarial pela AMF/RS.
- MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela UNISINOS/RS.
- Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA/RS.
- Bacharelando em Filosofia pela UNINTER/PR.
Artigo #A074